WhatsApp para empresas: como usar

WhatsApp para empresas: como usar

Como já falamos aqui, uma maior integração das redes sociais com vendas é uma forte tendência no Marketing Digital em 2021. Nesse sentido, o WhatsApp já vem despontando desde o ano passado como forte aliado das empresas, expandindo suas funções para vendas no chamado WhatsApp Business – aplicativo voltado para pequenos empreendimentos visando uma melhoria na conexão deles com os clientes.

Além de um canal fundamental de diálogo com os consumidores (é raro uma empresa que não conte com esse canal, que é muitas vezes preferido pelos consumidores se comparado ao telefone ou e-mail), o WhatsApp se tornou uma plataforma para Marketing Digital, Vendas, Analytics e muito mais.

O WhatsApp corporativo funciona assim: a empresa baixa o app “WhatsApp Business”, e cria um “perfil comercial” com um número exclusivo da empresa, para contar com diversas ferramentas para otimizar seu negócio. Para os clientes, a dinâmica continua a mesma (usam o mesmo aplicativo, podem bloquear o número, etc.).

Confira algumas ferramentas que o aplicativo fornece que com certeza vão agregar no seu empreendimento:

  • Mensagens automáticas

Com essa ferramenta, você pode enviar mensagens automáticas para perguntas frequentes, inserir mensagem de bem-vindo(a), saudação etc., enquanto o seu time se prepara para responder individualmente cada questão. Assim, o cliente não sente que está tendo que esperar tanto pela interação.

  • Estatísticas

O WhatsApp Business disponibiliza métricas de mensagens, como quantas mensagens são enviadas, lidas e recebidas, o que ajuda muito em uma estratégia de Marketing. Você pode reunir esses dados e produzir uma tabela para melhor organizar sua estratégia.

  • Etiquetas

O aplicativo permite que você organize os contatos e conversas com etiquetas específicas, o que facilita na organização. Pode colocar etiquetas como “novo cliente”, “pagamento pendente” e “pedido finalizado”, ou o que você quiser e que vá ajudar na dinâmica da sua empresa.

Todos esses elementos ajudam muito na profissionalização do seu negócio e na construção de um relacionamento mais estável com o cliente. Com essa ferramenta, você consegue gerar mais vendas e construir uma fidelização maior entre os consumidores, se usá-la bem.

Vale lembrar também de algumas práticas indicadas nesse novo ambiente, como evitar spam e prestar atenção na linguagem utilizada (trata-se de um contato profissional, afinal).

É legal também utilizar a ferramenta para facilitar o compartilhamento de conteúdos (linhas de transmissão são ideais), promoções e incentivar e colher feedback dos clientes.

 

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19 janeiro 2021