Veja como começar a empreender do zero na internet

Veja como começar a empreender do zero na internet

Tem uma ideia para um negócio digital mas não sabe como começar? Nesse artigo, vamos te dar algumas dicas que podem ajudar.

Empreender, para muita gente, ao mesmo tempo que é um sonho, também é assustador. Se jogar em uma ideia sem garantia de retorno é realmente de dar medo! A boa notícia é que o mundo digital oferece muitas vantagens para quem quer empreender. O investimento inicial é menor, e dependendo do estilo do negócio digital, tudo o que você precisa é de um equipamento com acesso a internet. E as opções para você deixar a criatividade fluir são muitas! Mas, como tudo que a gente quer que dê certo na vida, requer planejamento.

Planejamento

Mesmo sendo um negócio digital, ainda é um negócio. O que quer dizer que requer bastante preparação e pensamento analítico, para não dar ponto sem nó. Por exemplo, para concretizar seu negócio, você tem que dedicar tempo. Tem esse tempo disponível? Terá que largar um emprego de carteira assinada para isso? Tem reserva financeira para garantir que fique em uma situação confortável até que o negócio digital seja rentável? São questões que tem que manter em mente. O planejamento pode levar um tempo até que comece a colocar o negócio em prática, mas o importante é avançar. Colocar pequenas metas que sejam alcançáveis, e que no final vão te levar onde quer chegar!
Separamos aqui alguns passos que podem te ajudar nessa jornada.

Entenda sua motivação

Por que você quer empreender? Por que esse negócio específico? Pode ser um brechó online, uma loja de artigos de decoração, um curso de yoga online, seja o que for, é importante que entenda a sua motivação para que possa ir adiante.

Tenha um objetivo claro

Onde quer chegar? Defina uma meta específica para esse seu negócio digital, e em quanto tempo pretende atingí-la. Assim, fica mais fácil desenhar seu percurso.

Conheça o mercado

Pesquise muito! Analise como é a atuação dos concorrentes, como o mercado funciona e qual é o seu diferencial. Inovar é ótimo, mas tente absorver também o que o mercado já tem para te ensinar.

Escolha um nicho

Dentro de qualquer mercado, podemos encontrar vários nichos. É importante definir o seu para que sua estratégia seja mais alinhada com quem especificamente você quer como seu cliente. Tomando o exemplo do curso de yoga lá de cima, podemos pensar que dentro da yoga tem gente de todos os tipos, que gosta dos mais variados estilos. Cabe afunilar!

Desenvolva o modelo de negócio

Existem vários modelos diferentes: e-commerce, venda de cursos, produção de conteúdo. Qual modelo melhor se encaixa pra você?

Defina o formato da entrega

Aqui é importante definir como o seu produto vai chegar no público. Blog? Loja online? Redes sociais?

Defina a monetização

É importante que seu negócio seja rentável, não é? Pense em como vai monetizá-lo. Pense os custos que vai ter, a margem de lucro que precisa, formas de pagamento, em quanto tempo terá o retorno sobre o investimento inicial.

Crie uma estratégia de marketing

Seu produto precisa ser visto! Para isso, a melhor coisa é investir em uma boa estratégia de marketing. Seja contratando uma agência ou aprendendo por conta própria, é isso que vai fazer toda a diferença.

Analise os resultados

Por fim, mas não menos importante, vem a análise dos resultados que você colheu. É fundamental analisar como seu produto tem sido recebido, sua relação com o público, o feedback. Assim, você pode investir mais no que dá certo e mudar o que dá errado.

26 outubro 2020