Tendências no Marketing Digital pós-pandemia

Tendências no Marketing Digital pós-pandemia

O ano de 2020 vem sendo de grandes mudanças. Uma delas foi nos padrões de consumo e venda, que tiveram suas estruturas abaladas pelo isolamento social. Com isso, grandes e pequenas empresas enfrentaram dificuldades em alcançar seus clientes. Quem ainda não tinha migrado para o online sofreu mais, e teve que correr atrás do prejuízo. Por outro lado, empresas nativas digitais viram seus números subirem durante a pandemia de Covid-19.
Mesmo que ainda não estejamos livres do Coronavírus, podemos ter uma ideia do que será esse “novo normal” em relação ao consumo, e um elemento é mais importante do que nunca: o marketing digital. Se ter uma presença online marcante antes já era importante, hoje e daqui pra frente é imprescindível. É a melhor (e mais segura) maneira de manter-se próximo de seus clientes e colaboradores. Com isso em mente, separamos algumas tendências no mundo do marketing digital nesse mercado pós-pandemia:

1) Criatividade

Em um mundo em que todos estão online, a concorrência pela atenção é muito acirrada. Para lidar com isso, é preciso produzir conteúdo de qualidade e criativo, que se destaque. Temos muitos cases de sucesso nesse sentido, de pequenas e grandes empresas que, atentas aos assuntos do momento, inovam e conseguem se conectar melhor com seu público e atrair novos olhares.

2) Personalização

Cada vez mais caminhamos rumo a um consumo personalizado de conteúdos na web. Quando fazemos uma pesquisa no Google, por exemplo, os resultados são diferentes para duas pessoas que procuraram exatamente o mesmo termo. Pensando nisso, é importante definir exatamente quem é o seu público alvo, a sua persona, para planejar sua estratégia de marketing digital e entregar o melhor e mais eficaz conteúdo.

3) Adaptabilidade

No mundo digital, as coisas mudam muito rápido. Se já não era claro antes, a pandemia escancarou essa característica. E é importante se manter atualizado nas tendências do seu mercado e no mundo web de forma geral. Novas ferramentas e novos trends surgem o tempo todo, e, mesmo que não consigamos acompanhar tudo, é importante ficar atento. O TikTok, por exemplo, é uma ferramenta que estourou durante a pandemia, e muitas marcas estão sabendo explorar seu potencial para alcançar e expandir seu público.

 

Veja mais sobre presença digital na pandemia

Veja como usar profissionalmente uma das principais redes sociais atuais

Veja mais sobre a importância da criatividade no trabalho

15 outubro 2020