Sucesso na comunicação profissional interfere na comunicação pessoal

A comunicação é um ato essencial para o ser humano e, ao longo dos anos, ela vem sendo transformada e adaptada, mas o fato é que sem comunicação a humanidade já teria sido extinta. Nosso sucesso depende do quanto conseguimos nos expressar e sermos compreendidos e do quanto compreendemos as pessoas e a própria vida.

É de extrema importância conseguir ter uma excelente comunicação tanto na vida pessoal, quanto na profissional, pois essa característica nos levará ao prazer e a satisfação pessoal e, consequentemente, irá interferir na comunicação profissional. As pessoas bem sucedidas, normalmente, obtêm êxito ao se comunicarem e prendem a atenção do receptor.

Mesmo como pensava o escritor, Marshall McLuhan, sobre o meio ser a mensagem, se esta mensagem não for clara e concisa, não atingirá seu objetivo. Por isso, a atenção sobre o modo de comunicação deve ser redobrada e até mesmo repensada. Será que mesmo com a grande quantidade de formas de comunicar estamos nos comunicando bem?

Erros e os chamados ruídos de comunicação ainda acontecem, mesmo com tantas opções disponíveis de informação, e isso se deve a fatores como: linguagem inadequada, momento errado em que a mensagem está sendo passada, exposição do tema de forma inadequada e ambiente adverso; local em que a mensagem pode não ser compreendida por todos.

Sendo assim, para evitar erros na hora da comunicação na vida pessoal é preciso se informar e prestar bem atenção. O preparo na vida, os hábitos diários e até mesmo a cultura em que a pessoa está inserida influencia no seu tipo de comunicação. Já na parte profissional, a melhor coisa a fazer é um planejamento de comunicação, pois a maior parte das organizações não funciona sem um plano de comunicação, que prevê inclusive, possíveis erros.

27 maio 2017