Social Listening: tudo o que você precisa saber

Social Listening: tudo o que você precisa saber

As redes sociais são ferramenta necessária nas estratégias de qualquer negócio hoje. Para extrair suas possibilidades ao máximo, uma tendência é investir no Social Listening, ou Escuta Social, estratégia de mapeamento da opinião pública no mundo online.

Esse conceito diz respeito a um conjunto de operações de monitoramento que busca trazer insights, melhorar a relação com o público e trazer mais efetividade na estratégia de comunicação de forma geral. Nesse artigo, vamos explicar tudo sobre essa estratégia!

O que é Social Listening

Como falamos, Social Listening diz respeito basicamente a uma estratégia de mapeamento das redes. É o processo de acompanhar as conversas no mundo digital que envolvem sua marca ou produto. Através dessa escuta atenta, é possível absorver insights, problemas e possibilidades de melhora que envolvem a relação do seu público com a empresa.

Quando falamos de Social Listening, é um processo que vai um passo além de um simples monitoramento das redes.

Social Listening x Monitoramento de Redes

É comum pensar que Social Listening e Monitoramento de Redes são sinônimos. Apesar de estarem num mesmo universo, eles são diferentes e se baseiam em diferentes fundamentos.

O Social Listening vai além de acompanhar citações, curtidas, novos seguidores, as métricas tradicionais de um monitoramento de redes sociais. Para essa estratégia, é importante ir além e observar as conversas interessantes para o mercado, marca e produto do qual estamos falando. Ela permite que você crie um conteúdo mais específico sobre o que o seu público deseja, bem como uma melhora na experiência do cliente e aprimoramento na sua estratégia digital e de produto.

O monitoramento foca em engajamento, já o Social Listening em estratégia.

Saiba mais sobre experiência de marca

Benefícios do Social Listening

Os benefícios dessa estratégia são dos mais variados, vamos listar aqui três dos mais importantes:

  • Ajudar o cliente

    Através de uma escuta ativa, como falamos, é possível mapear as dores e problemas do cliente. Dessa forma, você consegue solucionar esses problemas de maneira efetiva e melhorar seu atendimento e suporte.

  • Desenvolvimento de produtos

    Através dos insights possibilitados pelo Social Listening, você consegue perceber oportunidades que passariam despercebidas de outra forma. Essas ideias podem se tornar novos produtos ou serviços para a empresa! É um ótimo jeito de se destacar no mercado e se tornar mais competitivo.

  • Melhora na estratégia

    O Social Listening é uma ótima oportunidade também para pesquisa de Marketing e aprimoramento da sua estratégia de comunciação digital. É uma oportunidade de realizar pesquisa sobre audiência, público-alvo, e até de melhorar sua persona. É importante que esses aspectos sejam constantemente repensados, para que sua estratégia fique sempre atualizada e acompanhe seu desenvolvimento de marca. Assim, seu conteúdo fica cada vez melhor.

Como fazer o Social Listening

Agora você já sabe da importância do Social Listening. Mas como fazer na prática?

Existem ótimas ferramentas disponíveis para que você se aprofunde nessa estratégia. Vamos listar algumas:

  • Google Trends

    Essa ferramenta permite que você observe quais assuntos estão sendo mais pesquisados no mecanismo de busca. Você pode fazer pesquisa por termos específicos, comparar assuntos e fazer acompanhamento constante desses temas. É possível em qual época do ano um termo específico é mais pesquisado, por exemplo.

  • TweetDeck

    Essa ferramenta é específica para o Twitter, e fornece informações valiosas sobre está movimentando as discussões dos usuários na rede social.

  • SproutSocial

    Essa é uma ferramenta renomada de monitoramento nas redes, e permite uma extensa observação e leitura de dados.

Vale identificar qual se encaixa melhor na sua estratégia!

Tudo depende do perfil do seu público e como ele se comporta no mundo online e quais redes usa. Também é importante planejar quais serão as palavras-chave monitoradas, quais assuntos ou perfis (formadores de opinião) serão acompanhados etc.

Mas o importante é se aventurar nas redes em busca de entender melhor seu cliente para corresponder às suas necessidades. Ou até superá-las!

 

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4 dezembro 2020