Sim, existe fórmula para o sucesso profissional

Ter uma carreira bem sucedida é o sonho de todo o profissional. Mas será que existe alguma fórmula para ser reconhecido, valorizado financeiramente e ter uma carreira fora de série? Um artigo publicado no site Administradores.com.br mostra mais um vez que sim: existe fórmula para tal sucesso.

Em entrevista ao site, o presidente da Gutemberg Consultores – uma das maiores empresas de Recursos Humanos do país -, Gutemberg B. de Macedo, elencou dicas imprescindíveis para ser um profissional de primeira classe. Segundo o especialista, virtudes como responsabilidade, atitude e dedicação contínua devem ser inerentes a qualquer bom profissional que almeja o estrelato. “O bom profissional é aquele que está sempre atento aos acontecimentos à sua volta e que é capaz de traçar seu próprio destino”, destaca o artigo.

Como os cursos superiores formam milhares de profissionais a cada ano, especialistas acreditam que o diferencial está na capacidade que cada um tem em buscar o aperfeiçoamento constante, através de cursos, leituras e contato com profissionais da área.

Tantos aos novatos quantos aos antigos profissionais, espera-se também complexidade, velocidade e domínio das novas tecnologias, uma vez que as empresas estão exigindo cada vez mais dos seus colaboradores, equilíbrio físico e metal.

Além disso, o profissional que deseja guiar seu destino com sucesso deve traçar bem seus planos e metas, buscar formar alianças estratégicas, prestar mais atenção aos detalhes (ao invés de se preocupar apenas com as suas atribuições) e trabalhar duro e disciplinadamente.

Mas todas essas observações podem parecer redundantes no mundo do trabalho, já que são atribuições que devem fazer parte de todo e qualquer profissional que se preze. Por assim ser, cabe a cada um saber fazer o diferencial.

Um bom começo é fazer avaliações periódicas de si mesmo, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Ser intolerante diante da complacência e de um trabalho inferior, demandar a excelência em tudo o que empreender e colocar-se como cliente e atender a todos da maneira como gostaria de ser atendido, geram sempre bons resultados.

Manter um bom relacionamento com colegas de trabalho, ter espírito empreendedor, agilidade e raciocínio, e estar ‘antenado’ a tudo que envolve o seu trabalho também causa ótimas impressões.

Dicas dadas, cabe a cada um saber usá-las da melhor maneira, aproveitando seus pontos fortes e fracos, afinal, você é quem vai ter que decidir onde pretende chegar e qual é o melhor caminho para tal destino.

26 novembro 2017