Os desafios da comunicação interna em tempos de pandemia

Design sem nome (6)

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Sem dúvida, a Comunicação dentro de organizações é essencial, principalmente em tempos de crise. No entanto, nos últimos meses, as empresas foram obrigadas a lidar com um novo fantasma: a pandemia do covid-19. A disseminação do vírus causou inúmeras mudanças: sistema de Home office, afastamento de profissionais por meio de concessão de férias, banco de horas, redução de jornada e a intensificação do processo de comunicação digital, entre outras. 

Além disso, muitas marcas também passaram por uma diminuição das atividades ou até mesmo a paralisação total, sendo obrigadas a adaptar todo o seu funcionamento.

A crise de 2020 foi grande e afetou principalmente a Comunicação interna das empresas, visto que o desafio maior estava concentrado nos funcionários. Todos passavam por uma pandemia. A partir do momento em que cada um dos trabalhadores se viu em uma situação completamente atípica, imersos em diversos problemas, foi difícil manter o mesmo engajamento e a mesma produção na empresa. Portanto, foi necessário adotar novas medidas para a sobrevivência da organização. 

Veja aqui algumas dicas das estratégias usadas pelas empresas:

1 – Criação de um plano de Comunicação Interna, que faça com que a informação circule rapidamente, com clareza e transparência. 

2 – Aproximação dos líderes com funcionários: em tempos de crise, é fundamental esse contato para melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, a comunicação. 

3 – Adequação e criação de novos canais voltados a comunicação digital.

4 – Planejamento futuro para ser aplicado no fim da pandemia. 

 

18 dezembro 2020