O uso do QR Code na comunicação

Você provavelmente já deve ter visto em algum lugar essa imagem ao lado. Ela vem se popularizando aos poucos e ganhando lugar em sites, jornais e revistas, embalagens de diversos produtos e até mesmo nas ruas de algumas cidades brasileiras. Essa imagem é chamada de QR Code, que significa: Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida, em tradução literal. Os QR Codes são códigos bidimensionais que permitem decodificar URLs, contatos, entre outros dados, sendo possível ser escaneado por dispositivos móveis com câmera, como smarthphones ou tablets.

Esse novo recurso de transmissão de informações instiga o público a conhecer e saber mais sobre determinada propaganda ou qualquer outro tipo de informação de cunho mais interativo. Seu uso é muito simples e basta o usuário aproximar seu dispositivo móvel, com um leitor de QR Code, da imagem. Após isso, novas informações serão decifradas e colocadas à disposição do usuário.

Os QR Codes estão sendo muito utilizados na comunicação das grandes empresas porque, além de mostrarem certa modernidade e interação com a tecnologia, o recurso aproxima o público alvo. Com isso, a organização consegue demonstrar mais sobre seu trabalho ou produto àqueles que desejam informações mais completas.

Um exemplo recente do uso dos QR Codes foi sua implantação nos calçadões das praias do Rio de Janeiro. Os códigos foram estabelecidos para oferecer mais informações aos turistas sobre o local visitado. Entre as informações, o usuário fica sabendo de mais atrações turísticas, origem dos nomes da região, além de opções gastronômicas e culturais.

O QR Code foi criado por uma empresa japonesa em 1994 com o intuito de identificar peças automobilísticas. Desde então, tem sido adotado com sucesso para os mais diversos usos em todo o mundo. Essa nova forma de comunicação é uma grande ferramenta de marketing na era digital e, se usada com sabedoria e criatividade, pode atingir e influenciar decisões de compra em diversas pessoas pelo planeta.

13 agosto 2017