O uso do LinkedIn para turbinar carreiras e aumentar contatos profissionais


Já sabemos que as redes sociais são um fenômeno em todo o mundo e a participação das pessoas nessas mídias cresce a cada dia. Isso porque, a socialização pela Internet é um jeito fácil e interativo de participar de grupos com os mesmos interesses e, até mesmo, conhecer novas pessoas e outras realidades. Hoje, existem redes sociais para os mais diversos assuntos e sua importância também está relacionada ao campo profissional.

Muitos já utilizam o LinkedIn, uma rede social de contatos profissionais, que serve também para a divulgação de currículos, perfil profissional, assim como qualificação, cursos, entre outros. O LinkedIn é direcionado aos profissionais que estão ávidos pelo crescimento profissional, através de compartilhamento de experiências e ajuda mútua, pois os usuários podem se recomendar uns aos outros para possíveis oportunidades.

De forma fácil e intuitiva, é possível construir um perfil no LinkedIn a partir de contatos do Yahoo, Gmail, entre outros. Na própria rede, os usuários podem realizar buscas refinadas, inclusive por nome de empresas, criação e participação de grupos, indicação e recomendação profissional, além de um painel com divulgação de vagas. A criação de uma conta nessa rede social de contatos profissionais pode ser paga ou gratuita, dependendo do plano escolhido. O plano grátis, embora limitado, atende bem a maioria dos perfis.

Hoje, o LinkedIn se consolidou como a maior e mais famosa rede profissional do mundo contabilizando 225 milhões de usuários. Isso se deve ao fato da funcionalidade da rede como uma ferramenta diária de networking. Ter um perfil no LinkedIn é como ter um currículo vivo na Internet, mas é necessário que o perfil do usuário esteja atualizado, pois caso contrário, pode passar uma imagem negativa e de desleixo.

Portanto, está bem claro que manter um perfil para contatos profissionais em uma rede social dedicada para este fim pode ser uma boa oportunidade de turbinar a carreira e até mesmo de crescimento profissional. A interação por meio do LinkedIn permite ao usuário demonstrar o quanto é conectado ao mundo virtual, não só de entretenimento, mas também na busca por novas oportunidades de emprego e colocação no mercado de trabalho.

20 setembro 2017