O que são Podcasts e como eles influenciam a comunicação

Os Podcasts estão invadindo a Internet e se tornando cada vez mais populares entre os internautas. Os chamados Podcasts são como os tradicionais programas de rádio, porém ao invés de serem transmitidos em tempo real, ao vivo, são gravados, editados e disponibilizados para os usuários ouvirem ou baixarem no site do autor como arquivos de áudio. O formato de gravação dos Podcasts, geralmente, é em MP3, mas podem ser encontrados nos mais variados tipos, hoje em dia.

Na podosfera, podem ser descobertos os mais diversos assuntos possíveis e seu criador é quem decide sobre qual tema seu programa vai abordar. Além disso, um programa que vai ao ar em formato de Podcast pode ser gravado com pessoas em locais diferentes, cada uma comentando sobre um fato ou transmitindo informações sobre o tema proposto.

Partindo do princípio tecnológico, os Podcasts tem um desenvolvimento que facilita sua produção e distribuição tornando a difusão de informações mais democrática. Esses aspectos agradaram o designer gráfico, Pedro Monteiro, o influenciando a ouvir diferentes tipos de Podcasts. “É uma maneira fácil e rápida de me manter informado. Ouço quando estou no ônibus, caminhando e até almoçando”, relata o designer.

Pedro ainda ressalta que as opiniões e o modo divertido de alguns desses programas o conquistaram como um ouvinte fiel. “Não tenho o costume de ouvir rádio ou programas de comentários, mas confio nos Podcasts e gosto muito da forma inusitada que tratam diferentes assuntos. Sempre estou à procura de algum novo e interessante para ouvir”, relata.

Com isso, podemos concluir que o Podcast é mais um produto da evolução cibernética a favor da comunicação e distribuição de informações. Para quem ainda não conhece, vale a pena procurar saber mais e, é claro, ouvir algum sobre um assunto de interesse. Quem sabe até você mesmo não se inspira e cria um Podcast para divulgar as informações que você deseja?

20 janeiro 2017