O que é e o que faz um nômade digital?

O que é e o que faz um nômade digital?

Já ouviu falar no termo nômade digital? É uma tendência que vem crescendo bastante, de profissionais que se aproveitam da tecnologia para trabalhar de forma remota e, logo, não precisa estar presente em um lugar em particular. Na pandemia, a maioria de nós teve que passar por experiências de trabalho online, mas esses profissionais aproveitam essa possibilidade para viajar! Essa modalidade tem força principalmente entre aqueles que trabalham com comunicação, como redatores, designers, videomakers.

Esse estilo de vida pode ser desejado por muita gente, e realmente tem muitas vantagens. Mas também tem muitos desafios! Vamos falar deles aqui.

 

Desafios de um nômade digital

  1. Organização
    Como você não trabalha em um escritório de modo tradicional, é imprescindível que se organize para conseguir cumprir seus prazos e entregar um trabalho bem feito. Talvez você tenha tido um gostinho disso na pandemia também, em que muita gente teve problemas de produtividade de forma remota.
  2. Instabilidade
    Viajando, você está sucetível a várias situações adversas. Pode ter instabilidade na internet, uma situação de moradia instável, seja lá o que for. É preciso ser muito adaptável. Além disso, há a instabilidade financeira, principalmente se for freelancer, em que cada mês é diferente.
  3. Distância
    Da família, dos amigos, dos lugares que conhece… Lidar com a distância nem sempre é fácil, mas são escolhas.

Vantagens do estilo de vida nômade digital

  1. Liberdade
    Você faz seus próprios horários, escolhe onde vai trabalhar e com o quê. Se sabe que não é tão produtivo pela manhã, pode escolher trabalhar de noite, aproveitar o resto do dia para explorar…
  2. Possibilidades
    O mundo é sua ostra! Claro que alguns locais são mais viáveis que outros, tanto por questões financeiras quanto burocráticas, mas as possibilidades são muitas.
  3. Experiências únicas
    De viajar para lugares novos, conhecer pessoas diferentes… Todas essas experiências podem influenciar positivamente também o seu trabalho.

Como ser um nômade digital

Primeiro, é preciso pesquisar bastante. Buscar pessoas que têm esse estilo de vida, ler livros (dica: Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser, do Matheus de Sousa), e planejar bastante. Ter certeza que tem como se bancar financeiramente é fundamental, pra não dar ponto sem nó.
Você pode trabalhar como freelancer, que é o mais tradicional. Se já tiver experiência com esse tipo de trabalho, clientes etc, já é meio caminho andado. Também pode trabalhar em um trabalho corporativo de forma remota. De novo, a pandemia nos mostrou que os mais diversos trabalhos podem ser desempenhados no modo home office. E, quando tudo isso passar, quem sabe você também não vira um nômade digital?

11 novembro 2020