O que a empatia tem a ver com sua atuação profissional?

O que a empatia tem a ver com sua atuação profissional?

Afinal, o que é empatia? É comum pensarmos nela como uma emoção bonitinha, de se colocar no lugar do outro. Podemos definí-la mais ou menos assim: a habilidade socioemocional de compartilhar a perspectiva e a emoção do outro. Mas, na prática, ela tem o potencial de ser muito mais! Ela nos leva na contramão de tendências individualistas do mundo moderno, que tem como importantes pilares o crescimento e desenvolvimento pessoal. E claro que é importante a preocupação consigo mesmo, mas também é fundamental olharmos ao nosso redor, atentos e abertos às experiências do próximo.
A empatia entra nisso, e nos permite entender, identificar e responder ao que o outro sente. Dessa forma, temos uma resposta mais consciente e responsável. Um dos pilares da empatia é a escuta consciente!
Ok, mas o que isso tem a ver com o mercado profissional? Hoje, cada vez mais, não é suficiente ter apenas capacitações técnicas para se desenvolver profissionalmente. É importante também ter habilidades socioemocionais!

Inteligência emocional

Você provavelmente já ouviu falar dela, já que vem se destacando como uma competência fundamental em diversos campos. É um campo da psicologia que fala sobre a capacidade de reconhecimento dos próprios sentimentos e dos outros. Um dos principais autores no assunto, Daniel Goleman, diz que não importa o quão tradicionalmente inteligente você é, se não tiver habilidades emocionais, não vai muito longe. A empatia é importantíssima nesse sentido!

Empatia no Trabalho

No relatório “Futuro do Trabalho” de 2020 do Fórum Econômico Mundial, a empatia ocupava o 5º lugar no top 10 habilidades. Mas por que essa capacidade vem sendo tão requisitada no mercado? Porque cada vez mais é importante a habilidade de construir relacionamentos com pessoas. Os seres humanos são sociais por natureza, mas a constante crescente da tecnologia vem permitindo interações a níveis nunca antes imaginados! Mais do que nunca é importante saber lidar com pessoas e a colaboração nunca foi tão importante. Além disso, a empatia permite desenvolver outras habilidades: criatividade, inovação, gerenciamento de conflitos, negociação. Tudo isso por permitir um olhar mais aberto e atento ao redor. Já para cargos de liderança, é importantíssima, uma vez que para gerenciar pessoas é preciso entendê-las e escutá-las.

E aí, foi convencido da importância dessa habilidade?

23 outubro 2020