O peso da comunicação escrita em uma organização

A boa comunicação é ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer organização. Afinal, ela está presente em todos os momentos do dia e, é inerente a própria condição humana. Dentro de uma organização, transmitir mensagens de maneira adequada, sobretudo por escrito, é primordial para uma boa relação com todos os membros da empresa, que vai desde o porteiro até o presidente. Além disso, a comunicação é um excelente instrumento para o fortalecimento da imagem na corporação.

A comunicação escrita é, antes de tudo, uma forma de comunicação interpessoal, assim, ela conserva algumas características interativas da conversação, visto que, pode ser considerada como uma conversa entre pessoas distantes. Contudo, é preciso destacar que, é imprescindível levar em consideração o meio e os receptores daquela mensagem, já que se a informação não for escrita de forma clara, o leitor pode não interpretá-la de forma certa. A dificuldade da comunicação escrita está no fato de, talvez, o receptor não conseguir identificar o tom desejado de quem escreveu a mensagem. E isso pode ser um grande problema.

Para que haja uma boa comunicação, sobretudo escrita, dentro da organização, é primordialmente necessário que a linguagem da mensagem seja transmitida com clareza, direcionamento e com as palavras certas, para que a pessoa ou os colaborares, que receberem aquela informação a compreendam corretamente. O grande problema é que ainda existem empresas que não identificam a comunicação escrita como forma de alcançar os clientes e funcionários, e ao redigirem um texto, pecam por sobrecarregarem os documentos com expressões dúbias ou pouco conhecidas, propiciando assim, as enormes falhas na comunicação.

Um e-mail, e-marketing ou texto no mural, cuidadosamente elaborado e com uma linguagem correta, pode ter muito mais impacto do que uma carta tradicional, escrita de forma rebuscada ou mal escrita. A falta de domínio e capacidade de escrever de acordo com o receptor, pode gerar graves erros de comunicação na empresa. Um texto com linguagem pouco clara, contendo erros ortográficos e mal elaborado, pode além de transmitir uma imagem negativa da organização, não atingir aquilo que foi proposto: que é comunicar.

É claro que desenvolver uma excelente comunicação dentro da empresa, não é uma tarefa das mais fáceis, mas quando realizada por uma equipe especializada e focada na comunicação escrita, o trabalho se torna mais simples e melhor elaborado. É preciso deixar claro que a comunicação escrita é primordial para uma organização e quando os textos não são escritos de forma a esclarecer e atingir o leitor, a quem se destina, é sinal de que tem algo muito errado com a comunicação da empresa. É preciso esclarecer que, os textos empresariais necessitam ser escritos de forma para fixar uma ideia na mente do cliente ou colaborador.

12 novembro 2017