O papel da Comunicação Institucional nas organizações

A Comunicação Institucional é uma área da comunicação integrada, responsável pela construção da identidade, imagem e divulgação da empresa para os públicos interno e externo.  Através dela é possível, por meio de planejamentos, implementações, gerenciamento e uso de tecnologias, estruturar toda a comunicação da organização.

Esta ferramenta é totalmente relacionada aos aspectos corporativos e enfatiza ações voltadas para a missão, visão, valores e filosofia da empresa. Ou seja, a Comunicação Institucional é uma estratégia para compartilhar e reconhecer as características e atributos da organização. Dessa forma, ela possui também uma ‘ligação’ com a comunicação mercadológica – aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado -, uma vez que a construção de uma boa imagem se faz necessária na conquista de nichos de mercado.

Sendo assim, a Comunicação Institucional tem como principal objetivo tornar comum aos públicos, o conceito, a cultura e a personalidade da empresa através do intercâmbio de informações. E quando uma a organização desenvolve uma estratégia de comunicação institucional ela consegue unir os seus interesses mercadológicos aos de uma reputação estruturada, obtendo assim, clientes internos informados e público externo satisfeito.


Serviços oferecidos pela estratégia institucional:

Atualização de Conteúdos – Produção e manutenção de conteúdos em sites, portais e outras plataformas digitais.

Comunicação de Eventos – Promoção de seminários, reuniões e outros acontecimentos que aumentam a interação com o público alvo.

Projetos de Comunicação – Elaboração de projetos de comunicação específicos para cada público.

Planejamento de Política de Comunicação – Realização de diagnóstico ao nível da comunicação interna e externa, para elaborar o melhor projeto de comunicação para a organização.

Produção de publicações – Produção de documentos técnicos, manuais, jornais, revistas e outras publicações de apoio à comunicação.

Produção de Newsletters – Produção em formato digital e/ou papel, com elaboração textual e gráfica.

18 abril 2017