O futuro da Comunicação Interna

Saber comunicar é sem sombra de dúvidas o diferencial na hora das empresas conseguirem conquistar um posicionamento de destaque no atual mercado de trabalho, principalmente, porque apenas com uma comunicação eficaz é possível manter um bom e transparente relacionamento entre os clientes e, sobretudo, os colaboradores da organização. Apesar de a divulgação externa ser de extrema relevância para o sucesso da empresa, a Comunicação Interna (CI) é alma da corporação, pois são os colaboradores que fazem com que a empresa funcione a todo vapor. Mas com tantas mudanças organizacionais e tecnológicas, qual será o futuro da CI?

Enxergando esse nicho como importante para a evolução da organização, muitas empresas estão atuando cada vez mais voltadas e focadas nas pessoas e nos colaboradores, do que nas mensagens corporativas. Uma demonstração de como essas mudanças têm ocorrido de forma cada vez mais frequentes são as formas de comunicação através das redes sociais. Entendendo que o ser humano tem como costume gostar de ler e ouvir histórias sobre as conquistas particulares de outros indivíduos, a Comunicação Interna está se transformando de uma forma a tornar esse contato com os colaboradores cada vez mais pessoal e, alinhado a isso, vem modelando as mensagens corporativas com temas que giram em torno de histórias e pessoas da empresa.

O “boom” das redes sociais tem chegado tão rápido as organizações que o modelo de transmissão de informação via e-mail, murais, newsletters impressos, entre outros, que são ainda usados internamente aos colaboradores, serão extintos e migrarão para o que podemos imaginar como blogs, fóruns, redes sociais e chats internos e informais entre os funcionários, onde as notícias e mensagens serão cada vez mais curtas e diretas. Será como uma rede dentro da rede. Outro fator que poderá ser de grande mudança na nova CI é a futura inexistência de fronteiras entre os funcionários e empresários, que poderão ter uma relação mais próxima, transparente e independente.

Além disso, as empresas que ainda têm na área de Recursos Humanos, um digamos, guarda-chuva para a Comunicação Interna precisarão começar a desvencilhar os campos, visto que a CI do futuro terá uma visão mais estratégica de negócio e uma aproximação cada vez maior com a diretoria da organização. Como explicado anteriormente, os limites entre a presidência e os colaboradores estarão cada vez menos distantes.

Assim, se você deseja que a Comunicação Interna da sua empresa flua e evolua de acordo com as novas tendências, conheça a Convictiva Comunicação, uma empresa diferenciada que oferece soluções completas de comunicação para as empresas. Nossa metodologia é oferecer uma comunicação eficaz tanto para os clientes externos, como para os clientes internos da organização; mantendo a clareza e veracidade e fidelidade de informação aos públicos alvos da empresa. Não deixe sua empresa ficar de fora, conheça a Convictiva Comunicação.

Telefone: (21) 3549-3633/ Site: www.convictiva.com.br/ Facebook: www.facebook.com/convictiva/ Twitter: twitter.com/convictiva/

14 fevereiro 2017