O Endomarketing como ferramenta motivacional

O Endomarketing – definido por especialistas como “o marketing voltado para dentro da empresa” – tem como principal objetivo desenvolver ações de comunicação pensadas, que motivem e estimulem os funcionários a manterem um compromisso maior com a organização.

As pessoas têm como necessidade fundamental o desejo de se sentirem informadas, principalmente sobre os objetivos e metas da empresa em que se estão trabalhando. Quanto mais informação elas recebem, mais elas se sentem motivadas, importantes e valorizadas pela organização. Para que assim elas possam se envolver, vestir a camisa e sentir orgulho em fazer parte da empresa.

Muitas pessoas confundem o Endomarketing com a Comunicação Interna, por isso é importante ressaltar que comunicação está dentro do Endomarketing e este é totalmente voltado nas pessoas e na geração de resultados. O Endo tem como finalidade identificar a necessidade de cada indivíduo dentro da empresa através de métodos motivacionais, eventos, treinamentos e valorização profissional, com o intuito em promover uma maior interação do funcionário com a empresa.

De acordo com os defensores da ferramenta, estes tipos de ações são muito positivas para empresa e para os colaboradores, pois contribuem para aumentar a motivação da equipe e melhorar a imagem da empresa perante ao público interno e externo. A premissa básica do Endomarketing é que ao informar bem o “cliente” interno e ao fazê-lo sentir-se como parte da organização,  será muito mais fácil para criar uma opinião favorável no cliente externo.

4 abril 2017