Nova Era da Comunicação 3.0 sem limites

A Comunicação sempre está em um universo de mutação e transformação, entretanto ela nunca aconteceu de forma tão rápida e profunda com neste século. Porém, esse mundo de mudanças nem sempre é acompanhado pelas empresas, que muitas vezes preferem se manter desatualizadas e longe das evoluções e modificações no mercado.

Um dos pontos principais dessa nova ordem é a capacitação de colaboradores e informações. Hoje o mercado exige cada vez mais profissionais capacitados, que sejam elegantes e tenham naturalidade e segurança na hora de se comunicar, mas para tanto, é preciso que isso comece de cima, e que as empresas saibam comunicar-se habilmente com seus clientes e colaboradores.

O mundo mudou, a web mudou e isso não seria diferente na comunicação. Na Era da Comunicação 3.0, o mercado tem exigido um maior conhecimento e capacitação de seus profissionais, pois essa nova comunicação não se limita a Web 2.0 ou Web social – onde o próprio usuário produz o produto a ser posto na rede, como os vídeos do youtube, redes sociais ou corporativas; ela vai além, e se destina a veicular através de todas as mídias – desde as alternativas, de informação até as que ainda se encontram em desenvolvimento.

Os crescentes saltos da tecnologia mostram que a imaginação é o limite para que as organizações evoluam, de acordo com as novas mudanças. Os atuais instrumentos de comunicação – internet em dispositivos móveis, webmarketing, E-commerce, informativos eletrônicos e entre outros, são muito importantes para o desenvolvimento da comunicação, pois eles conseguem alcançar altos patamares de interatividade entre as empresas e seus clientes. Entretanto, informação rápida não é sinônimo de informação correta. Apesar de todos os avanços da comunicação, muitas empresas ainda não estão devidamente preparadas para essa nova realidade e não tem profissionais capacitados que saibam lidar com rapidez e precisão da comunicação, e assim ficam fadadas ao insucesso.

Para que isso não ocorra, é necessário que as organizações implantem processos de capacitação dos seus funcionários, com cursos, workshops, treinamentos e palestras que foquem na Comunicação 3.0 e eleva o nível de conhecimento e preparação dos seus profissionais. É importante que as empresas saibam para quem e quando comunicar e também saibam como usar ações de marketing nas redes sociais como forma de melhorar a imagem da instituição. Dito isso, fica claro que as empresas necessitam de profissionais que saibam como implantar a comunicação 3.0 em seu planejamento estratégico, pois uma comunicação bem trabalhada é à base do sucesso do negócio.

29 maio 2017