Mercado consumidor: o que é e porque é importante

Mercado consumidor: o que é e porque é importante

Você sabe o que é mercado consumidor e como isso se relaciona com sua estratégia de negócio? Vamos falar sobre isso hoje.

O entendimento do mercado é um fator fundamental quando montamos um negócio, ou mesmo na manutenção constante deste. O mercado nada mais é do que o ecossistema que existe em torno da relação de oferta e demanda, ou seja, quando pessoas querem comprar algo e outras querem vender, temos um mercado. Ele se subdivide em algumas categorias, sendo uma delas a do mercado consumidor.

O mercado consumidor pode ser definido como o conjunto de pessoas que têm uma necessidade em comum, em busca de uma solução comum (compra de bens ou serviços). Podemos falar do mercado de moda, de beleza, de esportes, de eletrodomésticos, ou de qualquer bem de consumo que possa imaginar.

Pode parecer um pouco amplo, e de fato é, por isso existem segmentações. Alguns dos critérios usados para segmentar o mercado são o geográfico, demográfico, psicográfico e comportamental.

  • Geográfico: localização
  • Demográfico: dimensões como sexo, idade, renda, entre outros.
  • Psicográfico: estilo de vida
  • Comportamental: comportamentos de busca e relação com os produtos/serviços

Existem também modelos de mercado diferentes, como o B2C e o B2B.

  • B2C (Business to consumer): empresas que entregam prodtuso/serviços aos consumidores finais
  • B2B (Business to business): empresas que atendem outras empresas

A importância do mercado consumidor

É fundamental saber e conhecer a fundo o seu mercado consumidor, a fim de propor soluções que irão resolver os problemas do seu nicho. No final das contas, o que se vende é muito mais do que simples produtos ou serviços, falamos de soluções que passam por um entendimento profundo do mercado.

Mais do que isso, é através desse entendimento que você consegue desenhar sua estratégia, englobando vendas, marketing e produto.

Persona

Quando falamos especificamente de Marketing, é preciso ir além do mercado consumidor. A delimitação de uma persona é fundamental, e diz respeito à idealização e materialização de uma pessoa alvo ideal. É preciso ser bem específico na criação de uma persona.

Falando de uma marca de roupas de academia, por exemplo, podemos criar uma persona assim: uma mulher, de 29 anos, gosta de correr e fazer yoga pelo menos 5 vezes na semana, trabalha com vendas, é vegetariana e apaixonada por sustentabilidade. Ajuda também criar um nome e até aparência nesse processo. Assim, as estratégias são bem direcionadas para esse público ideal.

 

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22 janeiro 2021