Melhorar a comunicação entre os funcionários é fundamental para o andamento da organização

As pessoas são as verdadeiras ferramentas que movem uma empresa, seja esta de qualquer segmento, pois, sem pelo menos um funcionário, o trabalho não vai para frente. Por isso, é de fundamental importância valorizar os trabalhadores e oferecer um bom ambiente de trabalho. Porém, a empresa deve também incentivar e melhorar, sempre que possível, a comunicação entre os funcionários, pois ela tem mais a ver com esse aspecto do que imagina.

A comunicação profissional, mesmo que restrita ao ambiente corporativo deve ser empática e de respeito, pois uma equipe é formada por dois ou mais funcionários e estes devem, ao menos, se tratar com educação e possuir temperança diante da organização. Mas, muitas vezes, esse não é o caso, o que pode prejudicar muito a evolução de um trabalho, projeto e até mesmo da própria corporação.

É neste momento que as empresas e suas áreas de Recursos Humanos devem estar preparadas para lidar com a comunicação ou a falta dela no trabalho, pois ambientes colaborativos desenvolvem a eficiência de um time como um todo. Para isso, é necessário que as relações de trabalho sejam construídas e, as mesmas, devem ser incentivadas pela empresa com a promoção de eventos, festas e até almoços comemorativos, diminuindo a tensão que o trabalho pode ter causado entre os colaboradores.

Outros métodos já utilizados pelas empresas são as redes sociais corporativas, desenvolvidas com o intuito de serem utilizadas apenas pelos funcionários, com o objetivo de tornar mais eficiente a comunicação interna entre várias áreas das empresas, em um tom mais informal. Nesses espaços, as companhias estimulam em seus colaboradores maior interação, incentivando a comunicação.

Sendo assim, os gestores que estão realmente preocupados com a comunicação interna em suas organizações e buscam melhorá-la de forma gradativa e ampla, estão dando um passo a mais para o progresso das empresas. Do mesmo modo, os funcionários que buscam a colaboração corporativa e prezam pelo respeito mútuo são aqueles que têm como objetivo uma carreira sólida e brilhante.

29 janeiro 2017