Mau atendimento: um dos principais fatores que acarretam na perda de clientes

Muitas corporações passam boa parte do tempo planejando promoções e ofertas para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Elas acabam não percebendo que, na maioria das vezes, a empresa não perde o cliente para as concorrentes por esses motivos e sim pelo mau atendimento prestado pelos seus funcionários.

Lidar com o público não é uma tarefa fácil ou que possa ser desempenhada por qualquer pessoa. Os profissionais de temperamento explosivo, por exemplo, não são uma boa escolha para essa área. O funcionário precisa ter uma postura adequada à função, que inclui paciência, boa vontade e o discernimento de que cada pessoa possui educação, valores e necessidades diferentes. Entretanto, todas buscam a mesma coisa: ser tratadas com consideração e ter a sua solicitação atendida o mais rápido possível.

Por sua vez, as empresas precisam investir no treinamento dos seus profissionais para conseguir suprir as expectativas dos seus clientes. Além disso, é fundamental que os funcionários estejam satisfeitos com o seu trabalho e com a instituição. Caso contrário, o descontentamento resultará num péssimo atendimento e na depreciação da imagem da empresa perante o público.

Uma boa estratégia para sanar tal problema é realizar uma pesquisa de satisfação. A empresa deve procurar saber se existe algo nela que está gerando a insatisfação dos seus funcionários. É necessário lembrar que essa pesquisa tem como objetivo de corrigir falhas na relação entre a empresa e o funcionário, objetivando uma mudança de sua postura que culminará em resultados positivos para ambos.

Um ótimo atendimento é a base para qualquer bom negócio. Portanto, não adianta investir enormes quantias apenas com publicidade e propaganda para atrair o público externo. É importante também que a empresa saiba investir no atendimento, pois essa área é fundamental para reter os clientes e conquistar novos.

23 julho 2017