Marketing no Pinterest: o guia completo

Marketing no Pinterest: o guia completo

Quando pensamos em marketing nas redes sociais, é comum esquecermos do Pinterest. Se pensarmos em números absolutos de usuários, realmente essa rede é bem menor do que as mais “tradicionais”, como o Facebook, Instagram e Twitter.

Mas o Pinterest tem uma especificidade: mais do que uma rede, é uma ferramenta de busca visual. E quando os usuários estão lá, estão ativamente buscando por uma solução para um problema. Seja uma inspiração de look para uma ocasião, uma receita específica, uma ideia para decoração do quarto ou dicas sobre marketing digital. E é essa proximidade da tomada de decisão que torna o Pinterest uma ótima oportuniade para o marketing digital.

Mas se você ainda não está familiarizado com a plataforma, vamos ajudar.

Como funciona o Pinterest

O Pinterest é uma rede majoritariamente visual. Esses são os primeiros resultados que aparecem quando pesquisamos “receitas”, por exemplo (lembrando que os resultados variam de pessoa para pessoa, de acordo com o algoritmo):

Marketing no Pinterest

Na plataforma, o usuário faz buscas por temas de seu interesse e cria pastas com cada um deles. As pastas podem ser de roupas, casa, saúde, etc., seguindo os gostos de cada um. Essas pastas são constituídas por pins, cada resultado da busca é um pin, que são salvos nas pastas que mais têm a ver com eles.

Para as marcas, ao invés de só salvar os pins dos outros perfis, o ideal é criar os próprios pins com imagens, infográficos e vídeos com o seu conteúdo de marca, seja ele qual for. Assim, os outros usuários que fizerem buscas por temas relacionados com o seu negócio podem salvar os pins que você criou e começar uma relação com sua marca.

Pinterest para negócios

O Pinterest entendeu essa importância que a plataforma pode ter para marcas e inaugurou o Pinterest Business, que funciona como um Instagram Business no sentido de que é como um status de marca agregado ao perfil.

Com essa funcionalidade, a marca tem acesso à pins especiais (chamados de pins avançados, são eles: pins de produto, pins de receita, pins de artigo e pins de aplicativo), ferramentas de analytics e recursos exclusivos. Alguns países contam também com o recurso de de anúncios Pinterest Ads, que ainda não chegou por aqui.

Mas muito pode ser feito de forma orgânica.

Marketing no Pinterest

Como então, na prática, aplicar estratégias de Marketing no Pinterest?

  • SEO

Bom, se pensarmos nele como um mecanismo de busca visual, podemos começar pelo uso do SEO. Dessa forma, deve-se considerar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e às buscas pelos usuários. Vale pesquisar as palavras-chave que ache que tem a ver para conferir os resultados, se os principais pins têm a ver com seu negócio ou não. O objetivo é aparecer no topo das pesquisas, e para isso é importante ter um pin de qualidade: preenchendo todas as informações que a plataforma pede, que seja relevante, agregue valor e tenha visual chamativo.

  • Visual

Como falamos, o Pinterest é uma plataforma visual. Dessa forma, tem que se trabalhar para chamar a atenção pelos olhos – seja com belas fotos, vídeos ou infográficos. Isso não significa ter que investir nos equipamentos mais caros, mas sim em técnicas de composição, iluminação, edição etc., que vão resultar em um produto final com mais qualidade e mais agradável visualmente.

  • Interação

No final das contas, ainda é uma rede social! A interação com outros usuários e perfis que tem a ver com seu nicho e cultura de marca deve ser valorizada.

  • Site

O Pinterest é uma porta de entrada incrível para seu site ou outra rede social. Lembre-se sempre de linkar o seu pin ao conteúdo do site que esteja relacionado. Dessa forma: se você faz um post em seu blog sobre dicas de leitura, faça um infográfico bem caprichado e poste no Pinterest linkando para o artigo no site, seguindo as dicas de SEO. É uma ótima maneira de atrair tráfego para a sua página, atraindo mais clientes também.

  • Analytics

Como toda estratégia de Marketing, é muito importante prestar atenção constante nas métricas. Assim, é possível chegar no melhor tipo de pin para seu negócio, na melhor palavra-chave e na melhor constância de postagem (a plataforma sugere pelo menos uma vez na semana).

 

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