Marketing e tecnologia: qual a relação?

Marketing e tecnologia: qual a relação?

O marketing e a tecnologia sempre andaram lado a lado. Desde mídia impressa, passando por comerciais de TV e outras formas de conteúdo, essa relação sempre foi estreita. Isso porque o marketing está muito relacionado com a inovação: em um mundo regido pelo consumo em que as marcas disputam a atenção do consumidor, que é o caso desde a institucionalização do marketing, é necessário estar sempre um passo a frente. E a tecnologia entra nesse lugar, no de pensar e materializar soluções inovadoras. Só que com a inserção do digital isso ficou muito potencializado, e o mundo do marketing e tecnologia se misturam cada vez mais.

As mudanças tecnológicas influenciam no modo como vivemos de maneira geral. Isso inclui como consumimos conteúdo, bens e serviços, como nos divertimos, como nos relacionamos uns com os outros, como pensamos. E, é claro, influencia (muito) o marketing também. Isso porque trata-se de um campo que depende de uma compreensão do comportamento humano, que é em última instância quem ele busca alcançar.

Novas tecnologias aplicadas no marketing

Não precisamos ir muito longe para pensar em aplicações práticas de novas tecnologias aplicadas em estratégias de marketing. Podemos pensar por exemplo em ferramentas de automação, como Inteligência Artificial (IA), chatbots, machine learning (aprendizado de máquina), e também no Business Intelligence (BI), que por sua vez diz respeito a uma maneira de analisar dados coletados a fim de gerar insights que melhorem o desempenho do negócio. Essas e outras tecnologias ajudam a tornar o trabalho mais automatizado, ágil e eficiente, otimizando as equipes. Vale lembrar que estamos em um mundo cada vez mais ágil e essas ferramentas são respostas a isso.

Outra coisa que certamente merece destaque nesse contexto é o uso de dados. Dados são a nova moeda hoje em dia, é o que dizem. Certamente são muito preciosos – e o marketing já sabe disso. É através deles que conseguimos alcançar os clientes que querem nossos produtos e serviços, conseguimos os melhores leads e gerar mais conversão. Além disso, são eles que nos permitem uma melhor compreensão das necessidades dos nossos consumidores e consequente melhora na entrega.

As tecnologias são mediadoras de toda a nossa vida, para o bem ou para o mal. É então tarefa constante, e que demanda recorrente atualização, uma integração entre as tecnologias e estratégias de marketing. Não significa que toda empresa precise empregar todas as novas tecnologias possíveis, até porque seria impossível e é questão que depende do tamanho e demandas específicas, mas sim que é preciso estar sempre atento e atualizado nas demandas do mercado para se manter competitivo.

 

Leia mais:

Veja as principais tendências para o Marketing em 2021

Saiba tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

11 março 2021