Marketing Digital em 2021: quais são as tendências?

Marketing Digital em 2021: quais são as tendências?

O ano de 2020 abalou todas as estruturas sociais com as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, e o Marketing Digital não saiu ileso. Pelo contrário: como é uma prática baseada nos padrões de consumo de uma sociedade, passou por uma série de reestruturações que mudaram paradigmas e fortaleceram outros pré-existentes.

Mas como será Marketing Digital em 2021?

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre isso.

Valores do Marketing em 2021

O estudo global da Deloitte Insights “2021 Global Marketing Trends: Find your focus” apontou sete tendências para o mundo do Marketing Digital, baseando-se em pesquisa de mercado com consumidores e executivos de grandes multinacionais. O report traz alguns valores que serão fundamentais na prática do Marketing Digital durante este ano:

  1. Propósito

    Esse valor diz respeito ao motivo pelo qual as marcas existem, a importância de saber esse propósito e propagá-lo em suas ações.

  2. Agilidade

    Cada vez mais as relações de consumo dependem de velocidade e agilidade em todas as fases do processo, e 2020 veio para reforçar isso.

  3. Experiência Humana

    Mesmo com o aumento das relações virtuais (ou talvez por causa dele), é cada vez mais importante a humanização das marcas. Pessoas gostam de se relacionar com pessoas.

  4. Confiança

    Mais importante do que fazer as promessas certas para o cliente é cumprí-las. Só assim se cria fidelização e comunidades.

  5. Participação

    O consumo é uma via de mão dupla entre marca e consumidores, e a tendência é que o engajamento e participação ativa desses últimos seja cada vez mais buscado.

  6. Fusão

    Colaboração e parcerias entre marcas distintas estão em alta. É o conceito de sinergia: juntos somos mais fortes.

  7. Talento

    Por último, a Deloitte aponta que a tendência é pelo aumento da competitividade no mercado do Marketing, que irá requerer maior profissionalização e capacitação dos que atuam nesse campo.

Veja mais sobre tendências do Marketing Digital no pós-pandemia 

Tendências de práticas do Marketing Digital para 2021

Além desses valores gerais, podemos apostar também em tendências de práticas no mercado do Marketing Digital para esse ano que começa. Separamos algumas:

  • Maior integração vendas-redes sociais

    A expansão do WhatsApp para vendas, o aperfeiçoamento da ferramenta de compras no Instagram, entre outras plataformas, mostram que o consumo tende a ter uma relação muito mais estreita com as redes sociais. Assim, os e-commerce e as redes sociais tendem a ser cada vez mais integrados.

  • Experiências em tempo real

    A febre das lives do começo de 2020 pode ter passado, mas o gosto por experiências em tempo real segue. É uma tendência que promove interação com o público, gera senso de comunidade e de integração humana. Seja um webinar, uma live no Instagram ou Youtube, uma aula no Zoom… Esse formato vai continuar forte em 2021.

  • User Generated Content

    Como bem apresentou o estudo da Deloitte, a participação do consumidor é uma forte tendência. E o User Generated Content (UGC) diz respeito exatamente a isso. Ele pode acontecer em uma postagem do Instagram com marcação da marca, um TikTok envolvendo um produto ou uma recomendação em grupo do Facebook. Para isso, é preciso investir em uma aproximação e senso de identificação com os consumidores, incentivando esse engajamento.

  • Pesquisa por voz

    As pesquisas por voz têm aumentando significativamente nos últimos tempos. A alta na procura por assistentes por voz, como Alexa, a melhoria nessas tecnologias de pesquisa e sua praticidade têm a ver com esse crescimento. Visto isso, as estratégias digitais, como SEO, têm que se adaptar a esse novo padrão, que envolve toda uma lógica diferente da pesquisa tradicional.

4 janeiro 2021