Marketing Ambiental: tudo o que você precisa saber

Marketing Ambiental: tudo o que você precisa saber

Cada vez mais, como sociedade, estamos percebendo coletivamente a importância da preservação do meio ambiente e de formas de consumo mais sustentáveis. Fruto desse pensamento, o Marketing Ambiental (ou Marketing Verde/Marketing Sustentável/Ecomarketing) surgiu da demanda dos consumidores por marcas que fossem amigáveis a esse pensamento mais ecológico. A prática vem ganhando força desde o final o século passado, mas na última década, com a era da informação e alterações climáticas cada vez mais perceptíveis, parece ter ganhado um gás extra. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre essa prática e sua importância no cenário mundial.

O que é o Marketing Ambiental

Esse termo diz respeito a técnicas de Marketing aplicadas para identificar marcas como ecológicas, sustentáveis ou environmentally-friendly (amigável com o meio ambiente). Por meio do Marketing Verde, as marcas buscam estratégias e ações a fim de se engajar nesses temas e mostrar que se importam de fato com a sustentabilidade e que têm consciência ecológica.

Além da preocupação com o meio-ambiente, o Marketing Ambiental também deve levar em conta aspectos culturais e sociais. Isso quer dizer garantir práticas justas e de respeito às pessoas e culturas, também.

Alinhando discurso e prática

Mas mais importante do que passar essa imagem de consciência ecológica, é tê-la na prática. Tem um nome para quem não pratica o que fala: greenwashing. O termo indica marcas que se apropriam de discursos de eco-friendly mas, na prática, contribuem para a deterioração do meio ambiente com ações danosas e abusivas. Isso acontece, por exemplo com marcas que se posicionam como “verdes” mas em suas cadeias produtivas contribuem para a exploração descontrolada de ecossistemas e extinção de espécies nativas. Ou com marcas que apresentam esse posicionamento mas utilizam trabalho escravo.

Porque aderir ao Marketing Ambiental

É cada vez mais importante que as marcas se posicionem sobre temas de destaque, como o caso de questões ambientais. Isso tem a ver com valores, cultura de marca, e os consumidores tendem a consumir daqueles que representam o que acreditam. Dessa forma, através do Marketing Verde, você consegue atrair todo um nicho de pessoas interessadas na manutenção do meio-ambiente, e cria uma comunidade em torno desta causa.

Isso sem falar na óbvia importância dessa prática para a conscientização do seu público sobre uma causa fundamental para todos nós, como habitantes desse planeta que é a nossa única casa.

Além disso, as práticas do Marketing Sustentável podem trazer retornos financeiros, por atrair mais clientes, gerar valor competitivo, promover maior credibilidade no mercado e incentivar práticas mais sustentáveis na cadeia produtiva, como menos desperdício e economia de recursos.

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Como aplicar o Marketing Ambiental

Agora, como aplicar essa estratégia na prática? Vamos dar algumas dicas.

  • Estude maneiras de tornar a produção mais sustentável

Isso varia de acordo com a área de atuação, mas busque pensar como deixar a produção mais ecológica. Uma boa dica é pensar nos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Por exemplo, pode reduzir o consumo de água na produção? Reutilizar algum material na cadeia produtiva, reciclar o que seria descartado? De novo, vale reforçar a importância de incluir o discurso na prática.

  • Busque maneiras de certificar essa preocupação

Para ajudar a distinguir o greenwashing da prática autêntica, existem vários selos de certificação. É uma boa opção para se destacar no mercado e ajuda os consumidores a identificarem marcas confiáveis.

  • Apoie iniciativas interessantes

Uma boa ideia também é financiar alguma ONG, programa ou grupo que atue na defesa do meio ambiente. Essas iniciativas sempre precisam de incentivo e você pode ajudar a fazer a diferença, mostrando que realmente apoia a causa.

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  • Faça ações de conscientização dentro da empresa

É importante que esses valores estejam presentes também dentro da empresa, em cada um dos funcionários. Por isso, é interessante apostar em ações de comunicação interna para conscientização e fortalecimento da cultura organizacional.

  • Mostre que se importa

Por fim, há que fazer com que esse trabalho seja visto. É importante deixar esses valores bem claros para o público, por meio da identidade da marca, na comunicação com o cliente, redes sociais, etc.

11 janeiro 2021