Internet se revela a ferramenta mais completa para as empresas

Internet se revela a ferramenta mais completa para as empresas

A Internet passou de novidade para um meio de comunicação indispensável no mundo contemporâneo. Seguindo essa tendência, é cada vez mais comum que ela tenha ultrapassado a função de lazer para estudos e negócios. Não considerá-la um meio de potencializar e aumentar o alcance de um empreendimento seria um desperdício.

É possível encontrar perfis de empresas em redes sociais, como por exemplo, o Orkut, o Twitter e o Facebook, a febre do momento. Apesar de não terem sido desenvolvidas exclusivamente para o mundo dos negócios, essas páginas muitas vezes conseguem atingir o seu objetivo: divulgar a empresa e manter contato com o cliente. Mas antes de arriscar a imagem da organização é preciso tomar alguns cuidados.

O primeiro passo para inserir uma empresa no mundo virtual é estudar cada ferramenta, seu público-alvo e como elas devem ser usadas. Cada rede social tem sua estrutura e especificidades. O Twitter deve ser usado para publicar textos curtos e objetivos, como a divulgação de uma promoção. Já o Facebook, ou mesmo um site, pode conter fotos, textos mais longos e a história da empresa. É importante ressaltar que o perfil da empresa deve ser monitorado e atualizado com frequência, para manter o interesse de consumidores em potencial.

Outro benefício é o custo e a rapidez característica da web. Ela permite que as campanhas tenham um alcance maior em um curto espaço de tempo, além de serem mais baratas do que nas mídias tradicionais.

Para que a empresa alcance sucesso e visibilidade, o setor responsável pelas redes sociais da organização deve estar ciente de que é necessário ter algumas características, como bom senso, diplomacia, criatividade e facilidade para transformar o conteúdo em algo próprio para a Internet. Apesar de ser uma ferramenta mais informal, o profissional precisa manter uma postura adequada, investindo na relação com o consumidor e prezando pela reputação da empresa.

17 setembro 2017