Humanização das marcas e o futuro da comunicação

Humanizar significa “tornar(-se) humano, dar ou adquirir condição humana”. Como e por que a humanização das marcas se tornou um fator tão importante?
O que é a humanização das marcas
Essa expressão diz respeito a um processo por trás da identificação de pessoas reais no comando das marcas. Ou seja, aquelas empresas nas quais os clientes sentem verdade e humanidade por trás dos processos comunicacionais e de produção.
Nas marcas “humanizadas”, temos mais do que uma relação de compra-venda com o consumidor. É mais do que uma relação visando apenas o lucro.
Vemos uma relação de conexão entre marca-consumidor, em que a primeira entende as dores do segundo, tem empatia e visa apresentar soluções.
Mais do que isso, a marca humanizada mostra-se atenta e aberta aos problemas do mundo. Ela se mostra acolhedora, tem valores e apoia causas sociais. Todos esses processos acabam por gerar uma relação de aproximação muito forte com clientes e clientes em potencial.
Saiba mais sobre empatia na vida profissional
Necessidades do consumidor moderno
Hoje, o mercado está mais competitivo do que nunca. Temos marcas que oferecem produtos/serviços de grande qualidade surgindo todo o tempo. Como se destacar?
Os motivos que levam um consumidor a escolher tal marca em função da outra são dos mais variados, mas um fator fundamental é o da identificação.
Marcas não são só marcas. Quando você compra uma camisa e caminha com ela pela cidade, você está mandando uma mensagem. E você quer mandar uma mensagem que tenha a ver com quem você é, seus valores, seus ideais e que mostre o que é importante para você.
Por isso, é importantíssimo que as marcas assumam um lugar bem definido, se posicionem, tenham uma cultura e valores demarcados. Em um processo de humanização de marca, esse senso de identificação e conexão é facilitado.
Como humanizar sua marca
Podemos pensar nas marcas que têm “rostos” como a Nat Natura e o Baianinho da Casas Bahia. Sem dúvida, esses mascotes servem para humanizar a marca e aproximá-la dos clientes, mas não são a única maneira.
A verdade é que não há fórmula pronta. A humanização de marca é uma construção que não vem do dia para a noite, é importante tê-la como um ideal a longo prazo. E é uma construção constante.
Podemos citar alguns processos que podem ser levados em consideração:
-
Atendimento empático dos clientes
Levar em conta preceitos do SAC 2.0, valorizando um atendimento que busque resolver os problemas dos clientes de maneira empática e eficiente.
-
Posicionamento de marca
Como sua marca se posiciona no mundo real e virtual. Sua linguagem, identidade visual, propósito…
-
Escuta ativa
Diz respeito à uma escuta tanto dos clientes quanto dos colaboradores. Uma boa é investir no social listening, para saber mais a fundo a impressão que a marca vem deixando e como melhor solucionar problemas.
Tudo o que você precisa saber sobre social listening
-
Apoio à causas sociais
Se tem uma marca de comida para pets, seria legal apoiar ONGs de defesa aos animais, por exemplo. Algo que faça sentido para você e para o lugar que sua marca ocupa no mundo. E, claro, que gere impacto positivo.
-
Bastidores
Mostrar o “por trás das câmeras” do negócio, focando nas pessoas reais que tornam tudo possível dia após dia. Desafios, superações, histórias que aproximem os consumidores dessa realidade.