Gerenciamento de redes sociais com foco nos resultados

Se a sua empresa ainda não tem um gerenciamento de redes sociais ela precisa desse serviço já. Posicionar-se online é uma estratégia moderna e digital, que permite às organizações estarem mais próximas dos seus clientes sabendo seus interesses, gostos e, até mesmo, suas principais queixas. Mas isso é claro, todo mundo já sabe. Por outro lado, o que muitos ainda não dão a devida importância são para os profissionais certos no momento de executar o planejamento dessas redes sociais, ou mesmo na formatação do seu conteúdo, entregando essa tarefa para pessoas não qualificadas.

Para ter resultados proveitosos nas mídias sociais, primeiramente entregue essa demanda a alguém ou uma equipe da área de Comunicação. Feito isso, o segundo passo será a identificação do público alvo, ou seja, quem a empresa quer atingir e qual o objetivo desse contato. Dependendo do público, será definida a rede social a ser escolhida, assim como a linguagem utilizada.

Definidas as redes, sendo as mais usuais hoje Facebook, Twitter e Instagram, um planejamento começará a ser delineado para cada rede, de acordo com seu perfil. Dependendo do grupo ou organização, será até necessário montar conteúdos diferentes para cada rede social. Seguindo os passos para o sucesso nas mídias sociais, após a produção dos conteúdos é que o gerenciamento acontecerá efetivamente.

Gerenciar redes sociais é mais do que observar. É acompanhar esses canais para que eles atinjam o público-alvo de maneira eficaz. Com algum tempo já é possível saber quais posts fazem mais sucesso entre os clientes, assim como quais assuntos devem ser evitados. Como a Internet é interação é importante responder questionamentos, elogios e até mesmo saber lidar com críticas nessas mídias. Nesse momento, o planejamento colocado em ação pela equipe de Comunicação será de sumo destaque para que a empresa se posicione perante seu público.

Como exemplo de um belo caso em que uma empresa se saiu bem com relação às críticas em suas redes sociais é a história em que o grupo de comediantes Porta dos Fundos satirizou o processo de atendimento da rede Spoleto. Após o vídeo ter sido visualizado por milhares de pessoas, o Spoleto resolveu responder à altura, mas sem ficar na defensiva.

Mas a tacada de mestre foi a seguinte: o Spoleto decidiu patrocinar o canal de vídeos de humor e ainda os contratou para a produção de um vídeo, em que a marca admitiu suas falhas e reconheceu que aquele tipo de situação poderia acontecer, mas estava aberta às críticas e sugestões de seus consumidores. Isso se deu da mesma forma do primeiro vídeo, com muito humor, seguido por milhares de visualizações. Essa atitude reverteu o jogo e trouxe maior humanidade para a marca aproximando-a dos seus consumidores.

Sendo assim, o gerenciamento de redes sociais tem que estar presente e todas as etapas de seu planejamento. Além disso, pesquisas comprovam que as empresas mais bem sucedidas estão na Internet, por isso, não deixe sua organização de fora dessa parcela que se comunica cada vez mais com seus clientes de maneira rápida e fácil. Leve a sua marca para onde o seu público alvo está: redes sociais. E conte, é claro, com a Convictiva Comunicação para te ajudar nesta tarefa.

A Convictiva dispõe de profissionais especializados e altamente qualificados nas áreas de mídias sociais, jornalismo, fotografia, assessoria de imprensa, edição, produção de conteúdo para Internet, gravação de vídeos, entre muitos outros serviços que atribuirão visibilidade e credibilidade à sua empresa ou marca. Nós trabalhamos com foco nos resultados para que a sua presença digital possa atrair ainda mais clientes e maior visualização para o que você deseja divulgar. Construímos uma excelente reputação online para você.

16 outubro 2017