Fieldmarketing: novas estratégias para a promoção das empresas

O mercado da Comunicação e Marketing está em constante expansão, principalmente com a inserção de novas tecnologias a todo o momento. Para melhorar e implantar estratégias na construção, manutenção e promoção de marcas e ou produtos entra em jogo o chamado Fieldmarketing, em tradução literal Marketing de Campo, que oferece suporte complexo e abrangente para uma variedade de operações de marketing.

Entre a gama de operações do Fieldmarketing estão: auditoria, comunicação, merchandising, amostragem, eventos, marketing experimental, coordenação de vendas, etc. Porém, as atividades dos membros do Fieldmarketing vão além podendo contrariar a campanha de um concorrente ou aumentar a distribuição de mercado de um produto. Ele trabalha no DNA da empresa, no que se refere aos objetivos traçados e as possibilidades de sua execução.

Essa dinâmica pode ser feita a longo ou em curto prazo dependendo de sua projeção e objetivo. Para aprimorar essas atividades é feito um planejamento, ou seja, um alinhamento de estratégias estudadas anteriormente para otimizar as ações. Cada campanha é desenvolvida e adaptada às necessidades de cada cliente e o grande diferencial desse sistema é a sua capacidade de trabalhar a empresa como um todo e não apenas suas partes.

A tecnologia está muito ligada ao resultado final de projetos de Fieldmarketing. É por meio dela que as informações estratégicas são repassadas à diretoria, sendo possível enxergar todo o cenário da ação, o que beneficia a tomada de decisão rápida e assertiva. Essa estratégia veio para revolucionar as relações da indústria com o varejo e do varejo com o consumidor final. Por fazer parte de um conceito macro, mas que opera em cada etapa do processo, o Fieldmarketing poderá oferecer uma nova perspectiva para os negócios e para o varejo no país.

7 agosto 2017