Fazer e manter contatos profissionais ajuda na conquista de oportunidades de trabalho

Com tantas maneiras de se comunicar na atualidade, o networking profissional tem melhores resultados quando articulado pessoalmente.

Na vida profissional, fazer contatos é importantíssimo para o desenvolvimento da carreira. Seja para tomar conhecimento de oportunidades de trabalho ou para manter-se em contato de pessoas que podem ajudar futuramente na ocupação de outras vagas, o networking profissional bem articulado pode garantir ótimos resultados para profissionais de todas as áreas.

Em um tempo em que a tecnologia evolui constantemente, há diferentes maneiras de fazer novos contatos e de mantê-los, mas apesar disso, as mais eficientes são as vias tradicionais. Atualmente, as possibilidades de interagir por meios virtuais são variadas. As redes de contato virtual se multiplicam e Messenger, Facebook ou LinkedIN são exemplos das variadas ferramentas disponibilizadas pela web. Porém, engana-se quem pensa que os contatos por meios virtuais terão peso maior do que os que são feitos pessoalmente.

Isso se explica porque, embora o meio virtual permita troca de informações, pode ser evasivo estabelecer contatos pela internet. Além disso, a pessoa responsável pelo preenchimento de determinada vaga muitas vezes recorre a alguém em quem tenha confiança e que corresponda às expectativas profissionais para a oportunidade.

Então, se o contato pessoal é o mais indicado, marcar encontros e conversas pode ser uma boa maneira de cultivar um relacionamento sociável com outras pessoas. Isso vai ajudar a estabelecer a confiança pessoal, item indispensável para se conseguir uma indicação para uma vaga de trabalho. Mas, uma vez que se consegue o agendamento de um encontro, deve-se tomar cuidado para não estragar tudo.

Não peça um emprego diretamente: seja paciente, pois cultivar uma rede de contatos requer tempo para a pessoa lhe conhecer e aceitar suas propostas. Além disso, nada de procurar pelas pessoas apenas quando precisar de um favor. Isso pode parecer interesse e uma boa alternativa é manter contato mesmo quando se está empregado.

Cuidado ainda na hora de expor suas capacidades profissionais. Sem dúvida, para ocupar vaga de qualquer posição, se busca no candidato a postura de humildade, característica essencial para um bom profissional.

De maneira geral, se o contato for feito pessoalmente, as dicas de comportamento social dão conta de aproximar outros profissionais de você. Cuidado com a primeira impressão – vestimenta, vocabulário e assuntos a serem tratados, e, caso seja feito pela internet, deve-se dar atenção especial às atualizações, fotos e comentários postados nas redes sociais.

Logo, para ter um bom networking profissional, é preciso fazer uma comunicação eficaz, independentemente do meio utilizado. Zelando por uma imagem profissional favorável, as portas para futuras oportunidades de trabalho são abertas e mantidas assim para aqueles que administram seus contatos da melhor maneira.

11 fevereiro 2017