Evolução e tendências da comunicação nas empresas

A Comunicação no âmbito empresarial sofreu uma tamanha evolução nas últimas décadas, que nem os profissionais pioneiros na estratégia poderiam imaginar a transformação e mudanças que ocorreram após a utilização dela. Em primórdios tempos, onde a Comunicação surgiu como ferramenta organizacional, dificilmente as pessoas imaginavam que ela assumiria essa função essencial e estratégica que assume atualmente dentro do planejamento empresarial das empresas.

Até bem pouco tempo a Comunicação era encarada apenas como uma simples ferramenta dentro das empresas, porém, hoje e daqui por diante, ela assumi a característica de fundamental para qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento. Nessa nova realidade, os empresários já puderam notar que a comunicação trabalhada de forma correta dentro da corporação, é fator crucial para a sobrevivência e visibilidade da empresa.

Porém, apesar de todo progresso da Comunicação Empresarial, essa estratégia ainda dará um grande salto com o aumento da demanda, principalmente por parte das pequenas corporações, já que, a ferramenta ficou por muito tempo, restrita apenas as grandes instituições. Outro fator que será tendência na Comunicação dentro das empresas é a visão que o cliente e a sociedade terão da empresa. A consciência da população vem crescendo em relação a como a empresa se comporta e se mostra para a sociedade em geral. Sendo assim, as pessoas vão exigir cada vez mais que as empresas sejam honestas, socioambientais e que transmitam uma comunicação mais clara e transparente.
O antigo “nada a declarar”, ainda muito usado pelas organizações, também estará fadado ao insucesso, já que atualmente é impossível driblar a opinião pública e fugir da pressão da sociedade por verdade. Para alcançar a mais esse patamar da evolução, as empresas precisaram cada vez mais dar satisfação com clareza sobre os erros e verdade que vierem a cometer. Pois, hoje, sem reputação e credibilidade, não há negócio que sobreviva.

Sendo assim, é possível afirmar que desde sua existência, a comunicação vem evoluindo e se transformando em ferramenta fundamental das empresas para transmitir ao seu o público interno e externo sua missão, visão e produto. A tendência de Comunicação Empresarial para as próximas décadas será cada vez mais, para ampliar e preservar a imagem da instituição.

A serviço de um bom relacionamento entre a empresa, sociedade e público interno, é que a Convictiva Comunicação trabalha arduamente para que a Comunicação Institucional seja a mais clara e transparente, zelando principalmente pela boa imagem da empresa e fortalecendo seu conceito perante o seu público.

9 maio 2017