Eventos online: tudo o que você precisa saber

Eventos online: tudo o que você precisa saber

Eventos sempre foram uma grande parte do mundo corporativo. Seja para fazer networking, promover capacitações entre os colaboradores, angariar novos clientes, divulgar produtos, promover discussões ou com fins educativos, já são ferramenta consolidada entre empresas. Os eventos online, por outro lado, são mais recentes – ganharam um gás a mais com a pandemia da Covid-19 e consequente isolamento social.

Isso porque nós somos seres sociais, queremos nos comunicar e conectar com outros de qualquer forma, e encontramos um jeito para isso. Os eventos online então são maneira incrível de adaptar todos aqueles usos supracitados (e muitos outros), com benefícios dentro ou fora de um contexto de isolamento social.

O que são eventos online

A definição é bem clara, são basicamente eventos (ocasiões planejadas com fins específicos) adaptados à realidade virtual. Dessa forma, estamos falando por exemplo das “lives”, popularizadas na pandemia, que consistem em shows ao vivo, plataformas de exposição de projetos e discussões, etc. Podem ser feitas das mais diversas formas, com os mais diversos propósitos e nas mais diversas plataformas e formatos.

Pensamos por exemplo em transmissões ao vivo no YouTube e Instagram, talvez as mais populares, cada qual com sua especificidade. As lives do YouTube são mais adaptadas para desktop ou mesmo televisões, permitindo que sejam “pano de fundo” para outras atividades. Em transmissões ao vivo de shows, por exemplo, pode-se colocar a live na televisão enquanto faz uma videoconferência com amigos para cantar junto, interagir, etc. Nas lives do Instagram, é comum que demandem uma atenção mais focada. Lá, criadores de conteúdo podem produzir transmissões voltadas para seus nichos, como eventos de tira-dúvidas, expositivos, etc. Sem se esquecer da interação, elemento importantíssimo nesse meio.

Por que fazer eventos online

As vantages são muitas. Vamos listar algumas:

  • Menos gasto

Em eventos presenciais, os gastos são muitos: locação, alimentação, estrutura, equipamentos, etc. Já o online tem a grande vantagem de ser menos custoso, podendo até ter custo nenhum dependendo da plataforma e da estrutura.

  • Maior alcance

Outra limitação do evento presencial é a necessidade de estar fisicamente no local. Com a modalidade online, podemos alcançar pessoas em todo o mundo e dessa forma expandir nosso objetivo.

  • Inovação

Claro que a inovação pode (e deve) existir em eventos físicos, mas no mundo online os limites se expandem! Recentemente, por exemplo, aconteceu o CMO Summit, evento online sobre marketing com a proposta de ser sediado em Marte! Investiram em realidade virtual de forma, identidade visual, animações e outros recursos (visuais, sonoros) para passar essa atmosfera de modo que os apresentadores e entrevistados estavam visivelmente sediados no deserto marciano. Uma proposta verdadeiramente interessante e que mostra que a criatividade nesses momentos é muito importante. Tecnologia associada à inovação pode certamente te destacar.

 

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25 março 2021