Em sua empresa a comunicação flui ou é cerceada?

Saber se comunicar bem e de forma objetiva é de suma importância para que qualquer pessoa, consiga alcançar os seus objetivos, visto que, como todo mundo sabe, lidar com a comunicação, é imprescindível para a vida pessoal e para o dia a dia nas corporações. Mas será que a comunicação na sua empresa flui ou ela é suprimida e mal trabalhada?

A comunicação tem o papel fundamental dentro da organização, sem ela, a empresa fica sem uma base com a qual manter seus funcionários informados, dando margem ao surgimento de boatos, que podem circular por diversas áreas da instituição, ocasionando a chamada “Rádio Peão” ou “Rádio Corredor”. Essa falta de comunicação pode causar impactos negativos no clima organizacional e, consequentemente, prejudicar o desempenho dos colaboradores – que podem ficar desmotivados – e da empresa – que terá quedas nos lucros.

Para que esse tipo de acontecimento não ocorra e, a empresa consiga ter uma boa relação com seus clientes internos e externos, a comunicação precisa ser o foco da atenção e estar enquadrada como fundamental para a organização, mas para isso, é necessário que organização invista em uma política de comunicação tanto interna, quanto externa, com o objetivo de manter um canal aberto e de relacionamento entre a diretoria, os funcionários e os consumidores.

Nas empresas onde a comunicação flui de forma contínua, transparente e metódica, os funcionários conseguem falar a mesma língua, se relacionando bem entre si e, conhecendo melhor os processos de trabalho da empresa, potencializando a união entre a diretoria e os colaboradores, e também os resultados da organização.

Assim, se na sua empresa a comunicação está parada ao ponto de ficar empossada, está na hora de tomar medidas drásticas para que haja uma mudança nesse cenário, pois, um programa bem elaborado de comunicação, é essencial para que a organização consiga manter um bom relacionamento com seus diferentes públicos, apresentando de forma clara e objetiva a visão e a missão da organização. Entretanto, é necessário que os empresários e gestores entendam que a comunicação é um dos principais pilares para o sucesso da empresa.

8 janeiro 2017