Designer de serviço atua para que as empresas entendam seus consumidores

Os profissionais da área de designer já deixaram há muito tempo o estigma de trabalharem apenas no desenho de objetos e produtos. Hoje a área está
muito mais ampla e, aliados à alta tecnologia atual, o trabalho passa por sistemas complexos. Por conta disso, hoje existe o chamado Service Design, ou o Designer de Serviços, que é a atividade de planejar e organizar pessoas, infraestrutura, comunicação, entre outros, de forma a melhorar a interação entre as empresas e seu público externo.

Utilizando metodologias do Design, o Service Design trabalha para entender o perfil dos consumidores, seus desejos e suas necessidades a fim de garantir que determinado serviço seja competitivo para o mercado e relevante para quem o usa. Mas se engana quem pensa que o Designer Gráfico estuda apenas o consumidor, pois ele analisa as interações entre todas as pessoas envolvidas no serviço.

O Designer Gráfico pode ser oriundo de diferentes profissões como: Designers de Produto, Designers
Gráficos, Designers de Interação, Estrategistas, Etnógrafos, Gerentes de Operações, entre muitas outras. Recentemente surgiram os cursos de graduação focados 100% em Service Designer, que dá ao profissional uma base maior para atender as demandas do mercado contemporâneo e seus clientes.

Basicamente, o serviço desse profissional é dividido em quatro etapas: Exploração – entender a cultura e a organização sob a perspectiva do consumidor; Criação – gerar ideias e conceitos; Reflexão – os conceitos que surgiram na fase anterior são agora melhorados e testados e o último passo é a Implementação – que é colocar em prática a ideia e o serviço prestado pelo Designer de Serviço.

O Designer de Serviços se preocupa ainda com todos os pontos de contato entre consumidor e empresa: o roteiro da ligação que consumidores recebem do call-center do seu plano de saúde, o uniforme que o atendente da loja de pacotes turísticos veste, o lugar onde você apoia os braços para esperar ser atendido naquele restaurante fast-food, o número de etapas de um procedimento estético cirúrgico, o tempo médio de espera ao telefonar para sua operadora de celular e a música que você ouve enquanto essa espera acontece.

Todas essas características são pensadas para o consumidor e a para que sua experiência com a empresa, produto ou serviço possa ser o melhor possível. Sendo assim, as organizações ganham e fidelizam cada vez mais clientes com o trabalho do Designer de Serviços em conjunto às outras áreas da empresa e, consequentemente, lucram mais.

Esse é mais um serviço que a Convictiva Comunicação oferece aos seus clientes. Nós trabalhamos para melhorar a interação entre as organizações e seu público externo. Nossa equipe é composta por profissionais da área de Designer de Serviços e analisamos todas as possibilidades para criar e aumentar a visibilidade de uma organização ou seus produtos e serviços.

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26 junho 2017