Criatividade: o que é e como ser mais criativo no trabalho

Criatividade: o que é e como ser mais criativo no trabalho

Temos o costume de associar criatividade a artistas, pessoas que trabalham diretamente com criação, e como um dom vindo de berço. Na verdade, a criatividade, assim como qualquer outra competência, pode ser desenvolvida e aprimorada. E pode ser útil nos mais diversos campos de atuação. Nesse artigo, vamos ver como exercitar sua criatividade e aplicar isso no meio profissional!

O que é criatividade

A criatividade é uma habilidade relacionada com as nossas capacidades de invenção e inovação. É a capacidade de ter ideias originais, pensar fora da caixa, criar. Todos temos um pouco de criatividade, basta exercitá-la.

Por que é importante ser um profissional criativo?

A criatividade será uma das 10 habilidades profissionais mais valorizadas por grandes corporações até 2022, diz a pesquisa Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial. Isso porque, cada vez mais, não basta ter só habilidades técnias, precisamos investir em outras competências socioemocionais. Em um mundo que muda tão rapidamente, ser criativo, dinâmico, adaptável e pensar em soluções inovadoras se torna fundamental, seja qual for o campo de atuação.

Como ser mais criativo

  1. Expanda suas referências

    Pessoas criativas têm um repertório amplo. Para isso, é preciso que você expanda suas referências! Estude, pesquise sobre diferentes áreas, se informe, assista documentários, expanda seus horizontes. Nós criamos coisas novas a partir de combinações do que já sabemos, não é mesmo?

  2. Observe o mundo ao seu redor

    A observação pode ser chave para boas ideias. Muitas vezes, na correria do dia-a-dia, deixamos de observar o que acontece a nossa volta, e acabamos por perder insights importantes. Observar o mundo pode fazê-lo perceber problemas que precisam de solução, e daí surgem oportunidades para inovação. A criatividade é também um meio de solucionar problemas e melhorar o mundo em que vivemos. Além disso, é interessante também interagir com seus arredores, se relacionando com pessoas diferentes e absorvendo tudo o que o mundo oferece.

  3. Saia da sua zona de conforto

    Quando você está preso na rotina, seu cérebro também está. Dessa forma, você fica estagnado e não consegue pensar em ideias fora da sua zona de conforto. Para que isso mude, é preciso que você também mude. Faça atividades novas, se desafie. Esteja sempre aprendendo algo ou aprimorando uma habilidade que já tem. Estimule seus sentidos!

  4. Não tenha medo de errar

    Parte de ser criativo é pensar em ideias que fogem do comum. E por isso, podem causar desconfiança e até medo! Mas é assim que começam as maiores inovações, e portanto é importante acreditar no potencial de uma ideia inovadora e apostar.

  5. Exercite sua criatividade sempre

    A criatividade é uma habilidade que precisa ser constantemente estimulada. Portanto, esteja sempre se desafiando, tentando coisas novas e pensando por diferentes perspectivas, aberto às possibilidades!

9 novembro 2020