Confúcio: se uma imagem vale mais que mil palavras, quanto vale um vídeo?

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, atribuída a Confúcio, Imperador e Filósofo chinês, nunca fez tanto sentido como no atual mundo globalizado e tecnológico. Se à medida que o número de compartilhamentos de imagens na internet e nas redes sociais cresce conforme os anos avançam, o tamanho de publicações de vídeos de diversos tipos aumenta na mesma (ou até em maior) proporção. Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma figura com som e movimento é incontestável, e vale mais de 25 imagens por segundo.

A falta de tempo tem feito com que cada vez mais pessoas percam a vontade de ler matérias e artigos pela internet, fazendo com que elas busquem mais por imagens com legendas que resumam o texto ou por vídeos que sintetizem determinada situação ou ação de seus interesses. Nessa nova Era onde ver é melhor que ler, os vídeos online e as Web TVs se tornaram uma ferramenta essencial para Comunicação.

A exemplo de tamanha recursão e inovação, da chamada Era tecnológica, está o novo meio de comunicação online de vídeos, chamado Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação). Esse novo meio de comunicação, que surgiu recentemente com as manifestações populares – iniciadas em junho deste ano – tem como principal objetivo, mostrar através de vídeos (sem edição ou interrupção) na internet, o andamento e a mobilização dos populares durante os protestos. O resultado da experiência consta nos milhões de acesso/dia, dos internautas, a cada novo movimento nas ruas ou enfrentamento policial.

Essa nova geração, composta por jovens e modernos profissionais, é aficionada por tecnologia, adora o movimento e o furor causado pela inovação e modernidade, o que auxilia no fortalecimento dessa atual estratégia de comunicação e marketing. O que começou como teste, hoje se tornou um “boom”, principalmente, em nível de visualizações, nos sites específicos de vídeos como o YouTube, Vimeo, Metacafe, Yahoo Vídeo, MSN Vídeo e entre outros.

Outra moderna e atual alternativa de comunicação, que independe dos sites de vídeos, são as Web TVs, uma ferramenta que vem se tornando a nova mídia de massa, trazendo inovação na solução da comunicação entre os parceiros e clientes internos e externos das empresas. A TV online institucional veio como uma alternativa às diferentes formas de se comunicar, desde a extinção das apresentações em “PDF”, até a possibilidade de criação de um programa exclusivo para os consumidores internos ou externos da organização.

Com essa nova ferramenta de comunicação é possível disseminar a um grande número de pessoas, diversas informações sobre a empresa, de forma clara e objetiva e em um curto espaço de tempo. Atualmente, a utilização de vídeos online tem se tornado a maneira mais rápida de disseminar uma marca ou uma empresa, no atual mundo global, através da internet.

O interesse por um produto ou serviço se tornar maior, quando a forma como ele é apresentado traz inovação, modernização e agilidade. É mais fácil uma pessoa se interessar por um produto apresentado em um vídeo, do que por um produto apresentado em uma foto ou descrito em um documento. Visto isso, fica claro que os vídeos não são o futuro da comunicação, mas o presente. E estar fora desse novo nicho de mercado é perder a oportunidade de inserir na empresa uma ferramenta que aproxima e interage com as pessoas. Então, se uma imagem vale mais que mil palavras, uma figura com som e movimento tem um valor incalculável.

Sabendo disso, a Convictiva Comunicação oferece um excelente trabalho de produção de vídeos online ou institucionais. Com uma equipe especializada e profissional, a Convictiva pauta, desenvolve e edita matérias, entrevistas e programas voltados para os interesses dos clientes, com intuito de aumentar a visibilidade da organização, produtos ou serviços, nesse novo mercado globalizado.

4 outubro 2017