Comunicação virtual nas relações interpessoais. Que negócio é esse?

Com a Internet, o homem consegue ultrapassar as barreiras geográficas, tornando mais fácil e ágil a sua comunicação. Mas, por outro lado, a comunicação virtual nas relações interpessoais tem limitado o contato social ao mundo cibernético, o que pode representar aspectos negativos no futuro da humanidade.

Já sabemos que a Internet trouxe muitas vantagens para o nosso dia a dia, tanto na dimensão profissional quanto na pessoal e devido à intensidade dos movimentos econômicos e políticos, principalmente, nas grandes cidades, a vida é cada dia mais agitada. Por conta desse fato, o crescimento do mercado das comunicações virtuais tem sido cada vez mais abundante, mas o modo de relacionamento entre as pessoas está sendo seriamente afetado.

É preciso levar em consideração que tais vantagens, também podem esconder certas desvantagens, como no caso do falecimento das relações interpessoais, e o ser social virar, de vez, um ser cibernético. Muitos preferem a comunicação virtual à face a face, pois a primeira parece ser mais fácil e “segura” do que a outra.

Ou seja, um meio de comunicação eficiente, cujo alicerce é a tecnologia, passa a ser, na realidade, um distanciador de pessoas, pois mesmo aproximando geograficamente, o contato físico vem sendo anulado paulatinamente. Hoje, é mais fácil conversamos com nosso amigo, que mora no bairro vizinho, por uma bate papo ou mídia social, do que nos despencarmos até a sua casa ou um café para colocar a conversa em dia.

Sabemos das novidades da vida dos “nossos” por meio do Facebook, Intagram, Twitter, entre outros, e não mais face à face, ou mesmo pelo telefone. Mas até quando as relações irão aguentar esse tipo restrito de comunicação? A resposta para essa pergunta não é fácil de descobrir, pois estamos enfrentando esse fato pela primeira vez e não há uma previsão certeira de como essa nova realidade irá evoluir.

O que sabemos de fato é que a comunicação evolui, assim como caminha a humanidade, mas o laço entre os seres é de fundamental importância para que estes continuem a criar uma sociedade melhor, que não se encontra apenas na web.
É preciso, portanto, saber usufruir das vantagens que a tecnologia nos oferece para podermos estar em comunicação com os outros indivíduos, mas sem perder o contato social, e assim sendo, o lado humano deve prevalecer sobre o lado virtual, pois como pessoas, necessitamos do toque, do olhar, do abraço e da sinceridade da comunicação face a face, que a virtual não oferece.

29 outubro 2017