Comunicação interna potencializa resultados

Comunicação interna potencializa resultados

No cotidiano de uma empresa, muitas informações são produzidas e reproduzidas por seus colaboradores. Mas independentemente da posição hierárquica que eles ocupem, é importante fazer com que as mensagens que circulam pelas pessoas cheguem ao destinatário da maneira adequada e, para tornar isso possível, a comunicação interna da corporação deve ser eficiente.

Na verdade, tudo que influencie os trabalhos ou o relacionamento entre os funcionários e gestores deve ser comunicado. As pessoas precisam ficar a par do que acontece no seu local de trabalho e, quando os colaboradores são bem informados, eles se sentem mais envolvidos com a empresa.

Além da motivação pessoal, a comunicação interna, quando bem feita, identifica pontos frágeis na corporação, atua na prevenção de riscos e crises, forma a imagem positiva da empresa externamente e verifica o grau de satisfação do funcionário. As estratégias comunicativas englobam meios como boletins internos (newsletter), jornal mural, intranet, caixa de sugestões e reuniões, que facilitam o fluxo de informações. Essas são ferramentas que podem potencializar os resultados da empresa, pois, como buscar um cliente satisfeito, se os funcionários não estiverem engajados e comprometidos com os objetivos do lugar onde trabalham?

Portanto, comunicar internamente é um desafio que requer transparência e empenho por parte de todos. Um planejamento de comunicação eficaz gera efeitos positivos que vão além dos limites físicos da empresa.

20 agosto 2017