Comunicação externa. Isso existe?

A comunicação externa é um processo primordial para empresas que desejam se manter vivas e atuantes no acirrado mundo dos negócios, pois, somente através dela é possível desenvolver e ampliar a imagem e identidade da marca ou organização. A comunicação empresarial externa é tão vital para uma corporação quanto à comunicação interna, pois ela é responsável por focar nas relações fora do âmbito interno, apresentando aos diversos públicos a missão e visão da corporação.

A principal expressão da comunicação externa se dá através da propaganda, do marketing e das relações públicas, pois é através desses suportes que a empresa consegue ser vista e procurada pelo mundo corporativo. Instrumentos como campanhas publicitárias, eventos promocionais, anúncios em TV, jornais, rádios, contatos com meios de comunicação para matérias espontâneas e entre outros, fazem parte do rol de mídias da comunicação externa de uma empresa.

Entretanto, saber com tratar e filtrar as informações e notícias vinculadas à organização, no meio externo, são de extrema importância para manter imagem da organização. Passar informações incoerentes ou inadequadas pode ocasionar resultados devastadores e muito negativos a respeito da organização, o que pode afetar o desenvolvimento e o objetivo da organização.

Para que não haja essas grandes falhas na comunicação empresarial externa, da empresa, é importante que as organizações desenvolvam estratégias e ações focadas nessa parte da comunicação. Avaliar o ambiente de mercado e as formas de comunicação e marketing, adequados e destinados ao público alvo da organização, são as principais ações que devem ser tomadas ao iniciar um projeto de comunicação externa. É preciso esclarecer que, nesse processo, é necessário que o gestor tenha um cuidado extra, já que o planejamento é primordial para prevenir riscos à imagem da instituição.

Uma comunicação externa eficaz cria valores à organização, desenvolve e consolida o conceito da empresa e constrói uma imagem positiva, de acordo com os objetivos pretendidos pela organização. Entretanto, para isso, é necessário que a instituição disponha de um conjunto de profissionais especializados em comunicação externa, que consigam de forma clara e objetiva transmitir missão, visão, histórico, valores, filosofia e políticas da organização para os inúmeros públicos que ela deseja atingir. Uma comunicação externa bem trabalhada e planejada faz toda a diferença para o desenvolvimento e divulgação da empresa.

7 fevereiro 2017