Comunicação empresarial deve associar tecnologia e se aproximar do colaborador

Assim como a sociedade evolui constantemente com as suas maneiras de comunicar, com as corporações, esses processos também acontecem

A humanidade descobriu que deixar pinturas em cavernas era uma forma de passar mensagens e, posteriormente, desenvolveu sua capacidade de falar e escrever. Com o tempo, meios de comunicação foram criados, revolucionando as maneiras das pessoas informarem e receberem informação. Rádio, telefone e televisão nasceram nesse contexto revolucionário, mas, hoje, a tecnologia que mais se desenvolve é a internet.

Tão notável quanto o aprimoramento da rede virtual, são os dispositivos móveis que permitem a instalação de aplicativos que funcionam conectados à web, como a variedade de aparelhos celulares que suportam as novas tecnologias e estão disponíveis no mercado, assim como iPads, tablets e etc. Porém, se a sociedade vive esta frequente atualização das suas maneiras de comunicar, as organizações não deixariam de usufruir dos benefícios gerados pelas novas tecnologias.

Antes, utilizando apenas correspondências e fax, por exemplo, as empresas dependiam do tempo que as mensagens demoravam para chegar ao seu destino. Isso hoje é bem diferente porque a internet facilita e acelera a comunicação das corporações. Além de ser um meio barato de se utilizar, se comunicar pelo meio virtual proporciona diversas vantagens às corporações. Um exemplo são as redes sociais, ferramentas que contabilizam cada vez mais empresas entre seus usuários. Facebook e Twitter são sites de relacionamento, mas, para as corporações, podem servir de verificadores do posicionamento da marca empresarial junto aos seus clientes e consumidores.

Porém, embora a rede virtual favoreça e economize recursos financeiros da organização, ainda se faz necessário usar outros meios que aproximem a empresa dos funcionários. Por isso, produzir informativos institucionais impressos, criar canais de televisão internos e desenvolver outros sistemas que permitam comunicação em duas vias: da empresa para o colaborador e vice-versa, têm sido algumas maneiras encontradas pelas empresas para interagirem com seus públicos internos e externos.

Sem dúvida, para realizar uma comunicação empresarial eficiente é preciso que as corporações estejam atentas às novidades contemporâneas. Assim, elas poderão utilizar a tecnologia ao seu favor para informar seus públicos e competir com as concorrentes de mercado.

4 fevereiro 2017