Comunicação de Causas – o que é?

Comunicação de Causas – o que é?

Já parou para pensar em como acontecem as mudanças sociais? A sociedade está em constante mutação e evolução, e diversos fatores contribuem para a promoção de mudanças que gerem impacto – um deles é a comunicação. A comunicação de causas existe para, resumidamente, promover mudanças positivas na sociedade através de estratégias comunicacionais. Ela pode vir de diversas maneiras, mas em última análise o objetivo é gerar diálogos na esfera pública através de tomadores de decisão, conquistando novos adeptos a causas, etc.

Existem várias pautas extremamente importantes para o avanço da sociedade rumo a um futuro mais igualitário, justo, responsável socialmente, diverso, saudável; e existem várias organizações que se mobilizam para que essas pautas avancem e se tornem mais reais no nosso dia-a-dia. O intuito é dar materialidade a boas ideias.

Em um mundo hiperconectado, certamente a internet tem um papel fundamental na comunicação de causas. Mas é importante também que ela extrapole esse espaço e alcance pessoas nos mais diversos contextos. No final das contas, são as pessoas, o conjunto delas mas de modo que cada uma importa, que são as responsáveis pelas mudanças. Sejam elas na realidade social, cultural, ambiental…

Se temos uma sociedade consciente de um problema, é muito mais fácil coletivamente chegarmos na solução. Basta pensarmos em diversas questões que outrora eram socialmente aceitáveis mas que hoje entendemos as consequências e somos mais críticos.

Então, a comunicação de causas é importantíssima na atualidade e denota fundamental ponto de atuação e mobilização da sociedade civil.

Hoje em dia, é cada vez mais importante que as marcas se mobilizem e se posicionem em relação a temas relevantes, por vezes polêmicos, na esfera pública. As marcas precisam ter valor, propósito, causa. De modo que se envolver na comunicação de causas, buscando auxiliar no avanço de pautas com potencial para gerar impacto social pode ser uma boa ideia.

 

Leia mais:

Saiba mais sobre a empatia no mundo do trabalho

Veja as tendências no Marketing Digital 2021

13 maio 2021