Comunicação 360: o que você precisa saber

Comunicação 360: o que você precisa saber

Foi-se o tempo em que a comunicação de uma empresa era baseada em ações pontuais e departamentos idenpendentes. Hoje, falamos em uma comunicação integrada, que dê conta das diversas áreas das quais depende uma comunicação de qualidade: a Comunicação 360.

O que é Comunicação 360

Em linhas gerais, é a que contempla todo o processo comunicacional de uma empresa: relações públicas, marketing digital, publicidade assessoria de imprensa, atendimento ao cliente, etc. É realizada geralmente por empresas especializadas que possuem profissionais capacitados em todas as áreas ou que tercerizam algum serviço mais específico.

Por que é importante?

É importante porque vivemos em um mundo cada vez mais integrado e conectado – e a comunicação tem que dar conta disso. Todos os aspectos comunicacionais de uma empresa devem estar interligados entre si e com o propósito e valores da marca. Exemplo: a forma como uma empresa faz seu atendimento ao cliente (linguagem, escrita, a forma de se comunicar) não deve ser diferente daquela adotada nas demais formas de comunicação. Isso porque é importante que se perceba uma unidade na empresa, que ela tem seu lugar no mundo bem demarcado. É isso que pode gerar senso de identificação e conexão com os seus clientes.

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Afinal, hoje, a dinâmica de marcas-consumidores é muito mais do que uma simples troca comercial de bens ou produtos por dinheiro. Todo o processo de escolha e envolvimento de marca passa por uma dinâmica de entender as dores do cliente e oferecer maneiras de saná-las. O marketing não se trata de uma simples maneira de fazer o produto alcançar mais pessoas, como “veja aqui meu produto e sua eficácia”, e sim é uma ferramenta que por si só deve ajudar a audiência e fazê-la sentir que pode contar com aquela empresa em sua vida.

Ademais, no mercado saturado que vivemos hoje, qualquer falha no processo comunicacional pode ser motivo de rompimento definitivo com aquela ou outra marca. Uma falha no atendimento, um posicionamento de marca incorreto, um conteúdo ruim, ou outras possibilidades podem resultar em perdas significativas de consumidores. Dessa forma, se torna fundamental que todas as peças do quebra-cabeças comunicacional dialoguem perfeitamente, como uma engrenagem bem alinhada.

Por isso, é fundamental que marcas confiem sua comunicação a empresas experientes e que entendam o seu propósito e necessidades.

 

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22 fevereiro 2021