Como usar o TikTok profissionalmente?

Como usar o TikTok profissionalmente?

Durante a pandemia, a rede social chinesa TikTok ganhou força pelo mundo inteiro. A plataforma para vídeos curtos, muito comparada com o fenômeno do Vine em meados de 2014, foi recebida de braços abertos pelos brasileiros, que ocupam o 2º lugar no ranking de países que mais consomem redes sociais no mundo. Não demorou muito até que marcas entendessem a importância do aplicativo, mas até hoje algumas têm o pé atrás. Um exemplo é a Coca Cola, sempre inovadora no marketing, mas que não investiu no TikTok.

Por que investir no TikTok

– Público muito jovem?

Há a ideia de que o público do TikTok é composto só por pré-adolescentes, que não teriam grande poder de influência/compra para marcas que não fossem especificamente direcionadas a esse público. Realmente, grande parte dos consumidores do TikTok estão nessa faixa etária, mas com a pandemia o aplicativo cresceu também em púbicos bem mais velhos, que consomem todo o tipo de conteúdo.

– Só tem coreografia e dublagem?

É fato que o TikTok ganhou muita popularidade com esse tipo de conteúdo, e ele continua presente, mas lá você encontra produções das mais variadas. Tem conteúdo informativo (através de jornalistas sérios, psicólogas dando dicas de produtividade e saúde mental, etc), receitas, tutoriais, desafios, e a lista segue. Há muito espaço para ser criativo.

É uma plataforma que ainda está em crescimento, e tem potencial ainda não explorado. O TikTok quer se expandir ainda mais no mercado brasilero, e estão investindo para isso. Recentemente, a plataforma divulgou que vai lançar sua primeira campanha publicitária por aqui, que vai incluir canais de TV, meios digitais e mídia exterior. Ou seja, é do interesse deles que mais e mais marcas apostem em seu formato! Tem muito espaço para parcerias, através por exemplo de desafios que podem ser seguidos por milhares de usuários.
É um espaço que no momento está ditando as tendências. No mundo da música, as principais no topo do Spotify são músicas que viralizaram no TikTok. A banda Fleetwood Mack, por exemplo, recentemente voltou a subir nas plataformas de streaming com a canção “Dreams” de 1977 que viralizou em um TikTok.

Cases de sucesso no TikTok

– Jornalismo

O The Washington Post, um dos mais respeitados jornais dos EUA, investe bastante no TikTok. Os jornalistas mostram os bastidores da notícia, contam sobre novos produtos, tudo seguindo a linguagem da plataforma. No Brasil, vale destacar o Estadão, que tem se mostrado bem atento às tendências. Lançam desafios, contam histórias, e parecem estar tendo bons resultados.

– Marcas

Aqui no Brasil, temos vários exemplos de marcas que estão se dando bem na plataforma. Uma delas é o Desinchá, empresa de chás detox, que desde o começo do ano já estava presente no aplicativo. Eles estão sempre atentos às tendências e challenges, e já tiveram vários vídeos que viralizaram.
Marcas pequenas também têm muito potencial de crescimento! Aquelas que mostram o dia-a-dia da produção atraem muita atenção. Empreendimentos de bolos, docinhos, roupas, acessórios… As pessoas se interessam pelos bastidores, pelas dificuldades, parte que muitas vez não vemos em outras plataformas – que têm apelo para uma estética de perfeição.

Além disso, chegou recentemente no Brasil a opção para empresas TikTok Ads, de anúncios pagos, que funciona de forma semelhante ao tráfego pago em outras redes. Os anúncios podem ser pré-rolagem (assim que os usuários abrem o app) ou anúncios no feed.

Como usar o TikTok

– Apostar em hashtags

O importante na plataforma é ir para a For You Page. Quase ninguém vai direto nos feeds dos perfis que segue. E o melhor jeito de parar lá é com hashtags direcionadas. Use 3 ou 4 hashtags relacionadas com o seu conteúdo!

– Postar de 3 a 5 vezes por semana, nunca no mesmo dia

Assim como no Instagram, o algoritmo não valoriza tanto duas postagens próximas. Pode acontecer de uma ficar com uma visibilidade ótima e a outra zerar. Uma frequência de 3 a 5 vezes na semana é o ideal.

– Se atentar à linguagem

Dá para falar de assuntos seríssimos no TikTok, mas é importante se atentar no formato e linguagem. O ideal é que seja de uma forma atraente, informal e convidativo.

– Estar atento nas tendências

Novas trends surgem todo o tempo na plataforma. De certo, alguma pode se encaixar com a sua marca, e você pode alcançar mais gente!

– Ter um toque original

Mesmo se for seguir as trends, é importante se destacar. O volume de conteúdo produzido na plataforma é alto, então é bom ser original.

– Os primeiros 5 segundos são fundamentais

Os vídeos podem ter duração de 15 segundos ou 1 minuto, mas para prender a atenção do expectador os primeiros 5 segundos são fundamentais. É importante que sejam atraentes, despertem a curiosidade e vontade de ver até o final!

– Experimente!

O legal da plataforma é seu potencial de experimentação. Não tem fórmula pronta, é legal pensar fora da caixa e usar a criatividade.

 

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28 outubro 2020