Como manter a motivação no trabalho durante a pandemia

Como manter a motivação no trabalho durante a pandemia

Em momentos de crise pode ser difícil manter a motivação, mas são neles que ela se faz mais necessária. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre como manter a motivação da equipe durante a pandemia.

Chega o fim de 2020 e a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. Muita coisa mudou, muita flexibilização já ocorreu mas, infelizmente, não deixamos a pandemia para trás com a virada do ano. Mesmo assim, é importante manter-se com a cabeça erguida, motivado e positivo, aproveitando as oportunidades onde quer que elas apareçam.

Veja mais sobre comunicação em tempos de crise

A importância da motivação

Fatores como positividade, motivação e empolgação são importantíssimos no ambiente de trabalho, podendo afetar o desempenho individual e o sucesso do negócio em geral. É impossível realizar bem uma tarefa se não estamos motivados e se não acreditamos no poder do que estamos produzindo, e a desmotivação pode virar uma bola de neve.

Pensando nisso, separamos algumas iniciativas que podem ajudar a melhorar a moral da equipe em tempos como esse.

– Crie um ambiente acolhedor e empático

Para que se sintam motivados, é fundamental que os colaboradores se sintam seguros na empresa. Para isso, vale investir em iniciativas que promovam esse sentimento. Bons exemplos são rodas de conversa sobre empatia, saúde mental ou sobre motivação mesmo. Pode-se promover debates, convidar especialistas, ações que mostrem o interesse da empresa no bem-estar dos funcionários.

Veja mais sobre empatia e atuação profissional

– Invista na comunicação interna

Uma boa comunicação interna é chave para um bom relacionamento colaborador-empresa. E para uma boa comunicação interna, é necessário transparência, clareza e valorização do funcionário. Em momentos de crise, é fundamental que essa comunicação seja mais estreita do que nunca, o que nos leva ao próximo ponto.

Veja mais sobre a comunicação interna durante a pandemia

– Pratique uma escuta ativa

Comunicação é uma via de mão dupla! É importante uma fala ativa com os colaboradores, mas tão importante quanto é a escuta ativa. Isso quer dizer realmente se colocar a disposição dos funcionários para problemas, críticas e também elogios. Entendendo as necessidades é que se pode supri-las. E na situação em que nos encontramos, é importante que a escuta seja constante.

– Fortaleça a cultura organizacional

Como dito acima, para fazer um bom trabalho é preciso acreditar naquilo que se faz. Para isso, é importante reforçar e manter viva a cultura da empresa em cada funcionário. Isso se faz através de ações de comunicação interna, endomarketing e outras estratégias que difundam os valores da instituição. Em tempos como esse, um time unido por ideais em comum faz toda a diferença.

Esteja a sua empresa no home office ou no presencial, a união, motivação e positividade devem ser sempre incentivadas.

29 dezembro 2020