Calendário editorial: o que é e como aplicar na sua estratégia

Quando a gente fala em estabelecer uma presença online de marca, duas palavras são chave: planejamento e consistência. Na produção de conteúdo, devemos considerar que qualidade supera quantidade, e só atingimos isso através de organização. Por isso, é tão importante um calendário editorial de qualidade, considerando as especificidades da marca, como suas necessidades, seu público alvo e seu nicho. Nesse artigo, vamos explicar o que é um calendário editorial e como estruturá-lo de forma eficaz.
O que é calendário editorial
O calendário editorial é um documento para organização de produção de conteúdo. Funciona como um cronograma, um calendário mesmo, em que são dispostos todos os conteúdos a serem produzidos para a sua estratégia de marketing. Aí entram blog posts, posts nas redes sociais, newsletters, ebooks, entre outros. A partir do calendário, você consegue ter um controle muito maior sobre a frequência de postagens, prazos e pautas dos conteúdos.
Importância do calendário editorial
Através do calendário editorial, você consegue organizar a sua estratégia de conteúdo mais claramente. Ele permite que você evite atrasos, esteja sempre em dia com as postagens e que essas postagens sejam relevantes e tragam autoridade para o seu negócio. Com o calendário, você está sempre dois passos a frente na sua estratégia, e minimiza as chances de chegar no dia da postagem e ter que postar “qualquer coisa” só para não ficar sem conteúdo. Como falamos acima, qualidade é mais importante que quantidade.
Como fazer um bom calendário editorial
Para um calendário editorial eficiente, é necessário que já tenha definida a sua estratégia de marketing. Assim, você já sabe em quais conteúdos apostar, e o que espera de cada um. A partir daí, é colocar a mão na massa e planejar os próximos passos.
Passo a passo para um calendário editorial
- Tenha uma estratégia de marketing
É preciso que já tenha em mente seu nicho, público alvo, persona, etc., para que o conteúdo planejado seja direcionado e eficaz. - Escolha uma ferramenta
Na internet, encontramos várias ferramentas que permitem a elaboração do calendário editorial. Cada uma tem suas funcionalidades, existindo ferramentas grátis e pagas. Cabe investigar a que mais funciona para você e sua equipe. O Trello é uma boa pedida, mas o plano grátis não é tão funcional para equipes. O Google tem as funções Google Agenda e Google Planilhas que também são interessantes. O bom e velho Excel pode suprir suas necessidades muito bem, também. - Planeje sua frequência de postagens
Aqui cabe decidir a frequência com que vai postar nas plataformas. Vai ter artigos no blog todos os dias da semana? Uma vez por semana? E a divulgação nas redes sociais? Não há resposta certa, tudo depende da sua estratégia. Mas a palavra chave é consistência. Se decidiu por três posts por semana, mantenha essa frequência. Assim, o seu cliente sabe o que esperar dos seus conteúdos. - Busque pautas relevantes
Faça um brainstorming com pautas relevantes para o seu nicho. Foque em um tema específico e tente não fugir dele, para não confundir seu público. Se você tem uma empresa de consultoria de moda, não teria porque buscar pautas sobre investimento, por exemplo. - Avalie resultados
Através da avaliação, você consegue ver se seu cronograma está funcionando. De repente, cabe mudar o horário ou data das postagens, ou apostar em pautas que percebe que interessam mais ao seu público. Atenção ao feedback, sempre!