Brand experience: o que você precisa saber sobre experiência de marca

Brand experience: o que você precisa saber sobre experiência de marca

Já faz muito tempo que a lógica de mercado parou de funcionar baseada em consumidores passivos, que de longe escolhiam o produto que parecia ser de melhor qualidade. Hoje, esses consumidores interagem com as marcas de maneira muito mais direta, e são players que influenciam no modo de pensar das empresas. Nesse mercado altamente competitivo, as empresas têm que pensar muito além da publicidade tradicional para fidelizar os clientes. Muito mais do que produtos, o que é vendido são experiências. Aí entra o conceito de brand experience, que é baseado em gerar valor para o consumidor em um esforço gradativo e contínuo. Para além do consumidor, o brand experience também considera o ambiente corporativo lugar possível para a experiência da marca. Mas no que consiste exatamente esse conceito?

O que é brand experience

O brand experience é um conceito de marketing baseado em gerar experiências únicas e inesquecíveis no cliente. O objetivo é despertar sensações e sentimentos, gerando fidelização. É baseado em 5 pilares:

  • Think

As marcas devem evidenciar seu propósito, sua razão de existir. Sua missão deve ficar clara ao cliente.

  • Sense

Relacionado com as sensações, com os sentidos humanos mesmo. Um exemplo são as lojas de roupa que têm um cheirinho característico.

  • Feel

Tem a ver com impacto emocional, experiências que engajem a partir dos sentimentos.

  • Do

A atuação da marca. A forma como a marca resolve os problemas, faz a diferença na vida do cliente.

  • Connect

Sentimento de pertencimento e identificação! Tudo a ver com a criação de comunidades.

Porque investir em brand experience

É uma técnica que vai garantir resultados concretos e mensuráveis para a marca. Entre eles, estão:

  • Fidelização

A fidelização acontece quando o cliente consegue ver valor na relação com a empresa, sente uma identificação. E isso pode ser conseguido através do brand experience.

  • Consciência de marca

Ou brand awareness, diz respeito ao fato de que grande parte do seu público alvo conhece a sua marca. Ajuda na identificação no mercado, o consumidor associa sua marca a sensações, experiências.

  • Valor de marca

Como falamos lá em cima, hoje em dia é tudo sobre gerar valor. Através do brad experience, a marca consegue se destacar no mercado.

Como aplicar brand experience

Como qualquer estratégia, requer bastante planejamento para que seja efetiva.

1. Entenda sua persona

O primeiro passo é conhecer e entender a sua persona, o que a move, quais são seus problemas e como a sua marca pode impactar positivamente.

2. Definir o objetivo

Definir como pretende produzir impacto, o que espera gerar dessa ação. Qual experiência deseja entregar para o seu público? Vai ser uma ação física ou digital?

3. Implementação da ação

Depois de ter essas diretrizes, é a hora de planejar o passo a passo da ação. Pensar o orçamento, questões burocráticas.

4. Acompanhamento

O brand experience não acaba com uma ação específica, é um movimento contínuo, e os resultados precisam ser mensurados. No online, esse acompanhamento é feito através de análise de dados, por exemplo. O feedback é sempre importante.

 

13 novembro 2020