Assessoria de Imprensa é fundamental para o desenvolvimento dos negócios

Atualmente, a assessoria de imprensa é um serviço muito procurado pelas empresas, que vem notando o quanto é importante manter um relacionamento, através das mais diversas mídias, com seu público alvo. A assessoria de imprensa pode ser realizada internamente em uma organização ou entidade, mas também pode ser entregue a uma empresa especializada, o que tem sido cada vez mais comum no mercado.

O grande diferencial da assessoria de imprensa é, ao contrário da publicidade que paga para utilizar um espaço de divulgação, conquistar esse espaço de forma gratuita e noticiosa. Com isso, as notícias vinculadas sobre uma empresa, produto, serviço ou mesmo pessoa física nos meios de comunicação se tornam mais atrativas, além de ganharem maior credibilidade.

A eficácia do trabalho de uma assessoria de imprensa pode ser medida a partir de uma auditoria de imagem, que utiliza para análise o clipping impresso ou eletrônico (conjunto de notas, notícias, reportagens veiculadas pela mídia sobre a empresa, serviço ou produto). Porém, existem partes que não podem ser totalmente avaliadas, pois o trabalho dos assessores é firmar um relacionamento com a imprensa, o que pode levar algum tempo para acontecer.

A informação de qualidade costuma ser uma ferramenta poderosa para qualquer veículo de comunicação. Nesse sentido, o preparo dos assessorados para produzir informação qualificada, passa obrigatoriamente pelo profissional de jornalismo. Ele é que compreende e conhece as peculiaridades das redações e sabe captar o que é de interesse dos veículos e da sociedade, por isso, poderá atuar de forma eficiente para projetar a importância do trabalho de determinada empresa ou instituição.

29 abril 2017