Assertividade no trabalho é essencial para o desenvolvimento profissional

Um funcionário busca, no ambiente de trabalho, chances de mostrar suas ideias, lidar com situações difíceis e ter autonomia para tomar atitudes importantes. Porém, para conquistar a credibilidade na empresa, ele precisa construir bons relacionamentos e se preparar para aproveitar a chance de mostrar sua assertividade profissional.

Às vezes, o trabalhador, por timidez, não consegue se expressar porque não administrou o nervosismo para realizar novas propostas. A situação de exposição deixa a pessoa ainda mais aflita para que o momento chegue logo ao fim, e isso resulta em uma má apresentação da nova ideia.

Mas, de fato, não tem jeito: cabe ao profissional saber lidar com situações confortáveis e desconfortáveis da melhor maneira. Autocontrole é uma atitude importante nesses casos e, se associado à preparação prévia, como preparar um roteiro e fazer ensaios, isso vai criar no profissional uma disposição para se expor em possíveis oportunidades.

O profissional precisa estar com os conceitos ordenados, pois assim será possível para as pessoas acompanharem as suas propostas de forma clara e objetiva. Vale a pena para ele também se sentir confiante porque, se questionado das ideias que apresentou, o funcionário estará seguro do que sugeriu. Porém, mesmo que as propostas não sejam bem recebidas e isso gere discussões entre as pessoas do trabalho, o ideal é deixar a cabeça esfriar e não ceder à grosseria. Em um conflito, a probabilidade de se aceitar novas propostas é menor, portanto vale a pena aguardar outra oportunidade para continuar a sugestão.

No trabalho, o importante é encontrar o equilíbrio entre mostrar competência sem parecer indeciso ou agressivo. Assertividade é um desafio que precisa ser vencido por todo profissional que deseja crescer na carreira.

31 dezembro 2017