Aplicativos úteis no dia a dia

Com o consumo cada vez mais elevado dos smartphones, cresceu também a necessidade da criação de aplicativos que os usuários utilizam com bastante frequência. No mundo dos apps existe de tudo. Jogos, dicas de moda, montagem de fotos, música, informações sobre o tempo, trânsito, notícias, enfim, uma grande variedade de aplicativos apoiados na tecnologia contemporânea. Nem todos os que estão disponíveis para download são gratuitos ou mesmo proveitosos, por isso, esse texto tem o objetivo de indicar alguns aplicativos úteis para o dia a dia agitado de quem vive em grandes metrópoles.

Entre os destaques está o app para chamar táxi. Sua interface é simples de usar e, alguns deles, podem ser baixados gratuitamente. Ninguém precisa mais ficar esperando um taxi, debaixo da chuva, por exemplo. É só pedir pelo aplicativo, que o mesmo envia uma mensagem à central de taxis e, quando o taxista chega, uma mensagem é enviada para o seu celular. Os aplicativos de táxi vão além da geolocalização. Com um sistema de filtros, o passageiro pode selecionar um táxi que aceite boleto eletrônico, cartão ou acento para cadeirante. Um dos mais utilizados é o Taxibeat.

Existem também aplicativos para aqueles que sofrem de esquecimento, ou seja, para quem tem péssima memória e mal consegue lembrar datas relevantes. Ele funciona assim: o app adiciona uma contagem regressiva para os eventos marcados, que podem ser visualizados na tela principal do aparelho. Então, conforme a data se aproxima, ela aparece na tela do celular toda vez que o mesmo é utilizado. Desta forma, não há como se esquecer de mais nada. O Day Counter é um exemplo de sucesso com esta finalidade.

Para quem vive nas grandes cidades o trânsito é um sério problema, mas alguns aplicativos podem ajudar nesse momento, indicando rotas alternativas para chegar ao destino desejado. Eles ainda permitem fazer e ver comentários de outros usuários a respeito do trânsito e do caminho que você fará. Outros mostram, em tempo real, a situação do trânsito, além de notícias e informações sobre incidentes e as câmeras das cidades e rodovias. Entre os mais baixados estão: Waze, Fale Trânsito e Maplink Trânsito.

Marcar uma consulta ou um exame de laboratório também é uma tarefa que já pode ser realizada através do celular. Isso porque, alguns hospitais e clínicas estão investindo na tecnologia para levar mais conforto e comodidade aos seus pacientes. Existem aplicativos, pelos quais consultas e até mesmo exames podem ser agendados, de acordo com sua disponibilidade de data e horário. Outros oferecem recursos que divulgam hospitais mais próximos de sua localização e que ainda aceitem seu plano de saúde. Normalmente, esses aplicativos têm o nome do plano ou do hospital. É só procurar na loja de apps do sistema operacional do seu smarthphone.

Outro aplicativo que já caiu no gosto popular e pode tirar você de uma “fria”, ao ir a um restaurante é um tipo de conselheiro que dá dicas e indica preços, cardápios e, até mesmo, a opinião de outros clientes sobre a comida, serviço e ambiente do restaurante ou lanchonete que você deseja conhecer. Alguns oferecem até uma carta de vinhos virtual, para que o usuário prepare o bolso e o paladar antes de sair para jantar. O Foursquare é um dos mais famosos deste tipo, mas não ficam atrás Wine Tag e Ifood.

Quer se vestir bem? Até para esse fim já existem apps. Tanto para moda masculina, feminina e infantil, os aplicativos de moda já invadiram os celulares dos mais antenados. Existem os específicos que ensinam dar nó em gravatas e outros com o objetivo de exemplificar o uso variado de cachecóis. Já existem também aqueles aplicativos que mostram em seus feeds, conteúdos com várias imagens para inspirar os fashionistas de plantão. Os mais populares são: Chicfeed, Style, Dream Closet, entre outros.

29 novembro 2017