A quantas anda a comunicação na sua empresa?

O mundo mudou, já estamos no século XXI e a Internet hoje fervura. Mas, e a comunicação na sua empresa, a quantas anda? Nessa nova era de mudanças e transformações no mundo dos negócios, manter uma comunicação eficaz nas empresas já não é mais um processo, mas uma obrigação de suma importância para o futuro e desenvolvimento da organização. É através dessa ferramenta – inerente a condição humana – que as empresas conseguem transmitir aos seus diversos públicos, informações sobre seu planejamento, metas, planos de ação e objetivos.

No mundo moderno, a comunicação deixou de ser o básico para se tornar o imprescindível e, o sucesso da organização depende impreterivelmente de uma comunicação eficiente. Os instrumentos usados na comunicação permitem que as empresas construam ou melhorem sua imagem diante do seu público interno ou externo, conquistando uma boa relação com os colaboradores, consumidores e possíveis seguidores. Entretanto, é necessário deixar claro que, a comunicação para ser eficaz precisa estar alinhada à visão, meta e objetivos do empreendimento.

Em tempos de desaceleração da economia e crise mundial, muitos empresários acabam cometendo grandes erros relacionados a prioridades e, diante de um necessário corte de custos e despesas, as primeiras coisas que são reduzidas são os investimentos em comunicação e, de um momento para o outro, o que era primordial, acaba se tornando apenas o básico. Contudo, com essa redução de investimentos, a organização acaba perdendo visibilidade no mercado e, caso ela esteja no vermelho, a tendência é que a situação piore ainda mais. Manter a comunicação em momentos de crise financeira ou na mídia é o que diferencia as empresas que se mantêm firmes no mercado, das que abrem falência.

A comunicação não pode ser vista como um custo desnecessário ou algo supérfluo, mas como um investimento para alcançar patamares mais altos e novos clientes, para se manter maior e mais visível no acirrado mercado dos negócios. É preciso que os empresários entendam que, hoje, a comunicação tem um papel central dentro da organização, sendo um dos pilares essenciais para se chegar ao sucesso.

Assim, é preciso esclarecer que, os resultados só virão para aqueles que conseguirem manter uma imagem positiva e constante junto aos seus diversos públicos e, os investimentos em comunicação não podem parar. Uma comunicação eficiente consegue deixar claros objetivos e qualidades, tanto para os colaboradores, quanto para os clientes externos, mantendo uma relação transparente e evitando ruídos dentro e fora da organização. No século XXI, comunicação é a alma do negócio! Mas, e na sua empresa, a quantas anda a comunicação?

13 janeiro 2017