A medida certa da comunicação associativa

Organizações associativas são entidades que representam os interesses de grupos específicos de trabalhadores, profissionais, comunidades, grupos religiosos, políticos, culturais e entre outros, e tem como objetivo, buscar por lazer e melhores condições de trabalho para empregados ou aposentados de determinada categoria. Diversas pesquisas mostram que somente no Brasil, cerca de 20% da população, está de alguma forma ligada a algum tipo de organização associativa.

Tratar do movimento associativo é de suma importância para o contexto democrático do país, pois foi ele que combateu as formas de individualismos profissionais usados no passado e fomentou o interesse dos cidadãos pelos assuntos do coletivo, estimulando a sua intervenção cívica.

Porém, apesar da grande união do movimento e do trabalho desenvolvido pelas organizações em prol dos trabalhadores, ainda existe enorme uma dificuldade de propagação de informações sobre essas associações, de forma que elas cheguem ao conhecimento da categoria, principalmente porque, as mídias tradicionais não informam de maneira real, as atividades e conquistas alcançadas pelas organizações. E quando isso ocorre, normalmente provém de natureza propagandística. Devido a essa tamanha complexidade, que se valorizou a comunicação associativa.

As entidades associativas necessitam de meios rápidos e eficazes de comunicação, que possam independente das mídias tradicionais, divulgar todo o trabalho, conquistas e gerenciamento das organizações. Pois, caso não exista um bom trabalho de comunicação, que propague as informações sobre a entidade, de forma que chegue aos associados e pessoas interessadas, além de não demonstrar o interesse e trabalho daquela associação, acaba tornando as conquistas mais difíceis.

Visto isso, da criação do movimento associativo até o presente momento, a necessidade de comunicar-se com a categoria e com a sociedade, se tornou cada vez maior e mais reconhecida pelos dirigentes sindicais e representantes de entidades associativas, que buscam através de todas as mídias existentes – entre elas jornais, revistas, panfletos e portal na internet – as melhores formas de atingir seu quadro associativo. Com auxílio de uma equipe de comunicação, esse processo de criar e divulgar todo material referente à associação acaba se tornando mais fácil, sendo possível assim, difundir a mensagem da entidade a todos os associados e sociedade.

Com o surgimento da Internet, os meios de comunicação e as relações sociais foram transformados, e a web se tornou um local democrático, que ultrapassa os limites, até mesmo do meio televisivo. Com o advento das redes tecnológicas globais, a comunicação associativa tomou uma grande proporção, podendo utilizar outras ferramentas como sites, blogs, e-mails marketing, mídias sociais, vídeos, web TV e entre outros, para propagar de forma rápida, os conteúdos de interesses dos seus associados.

Buscando novas estratégias de comunicação para atrair os associados e sociedade em geral, com ferramentas eficientes e que transmitem a informações com mais velocidade e clareza, é como a Convictiva Comunicação trabalha para seu quadro de clientes, que envolvem sindicatos e associações. Há mais de 20 anos no mercado, a Convictiva trabalha com profissionais altamente capacitados e interados no meio organizacional e associativo. Sempre prezando pela aproximação e transparência entre entidade, seus sócios e sociedade.

7 novembro 2017